Híbridos Plug-in tem 80% mais problemas que os carros a combustão, aponta estudo

Estudo da Consumer Reports 2026 revela que híbridos plug-in têm 80% mais problemas que carros a gasolina. Veja os modelos com mais falhas, como Jeep 4xe e Mazda CX-90.

Os veículos híbridos plug-in (PHEVs) são frequentemente vendidos como a transição ideal: a economia do motor elétrico para a cidade e a autonomia da gasolina para a estrada. No entanto, o relatório anual de confiabilidade da Consumer Reports (CR) para 2026 traz um alerta amargo: os PHEVs apresentam, em média, 80% mais problemas do que os carros movidos apenas a combustão interna.

Híbridos Plug-in tem 80% mais problemas que os carros a combustão, aponta estudo

O estudo da Consurmer Reports, baseado em dados de 380 mil veículos (anos-modelo de 2000 a 2026), revela que a complexidade de ter dois sistemas de propulsão distintos sob o mesmo capô é o “calcanhar de Aquiles” dessa tecnologia.

Híbridos Plug-in tem 80% mais problemas que os carros a combustão - Imagem gerada por IA
Híbridos Plug-in tem 80% mais problemas que os carros a combustão – Imagem gerada por IA

A pesquisa destacou modelos específicos que lideram as reclamações devido a falhas críticas em baterias, motores elétricos e sistemas de carregamento:

  • Jeep Wrangler e Grand Cherokee 4xe: A tecnologia 4xe da Stellantis foi alvo de críticas severas. Proprietários relataram baterias que “travam” o veículo e falhas no motor elétrico que deixaram carros imobilizados por meses.

  • Mazda CX-90 PHEV: Listado como um dos menos confiáveis de 2026, o SUV sofre com falhas no sistema híbrido que impedem o carro de ligar ou entrar em marcha, além de problemas de transmissão e eletrônica.

  • Ford Escape PHEV: O modelo registrou problemas recorrentes de resfriamento e substituição de baterias de alta voltagem.

  • Volvo XC60 PHEV: No segmento de luxo, o modelo foi citado pelo “modo caracol” (limp mode), onde a potência é cortada subitamente para proteger o motor devido a erros eletrônicos.

O Custo da Complexidade

Diferente dos híbridos convencionais (como os da Toyota), que são considerados um “ponto positivo” de confiabilidade pela CR, os Plug-in exigem baterias maiores, sistemas de arrefecimento mais robustos e carregadores de bordo. Quando algo falha em um desses componentes, muitas vezes o sistema a combustão também é afetado, deixando o motorista na mão.

Comparativo de Confiabilidade (Score Consumer Reports)

Categoria de Veículo Nível de Confiabilidade Principais Problemas Relatados
Híbridos Comuns Alto Poucas falhas, tecnologia madura
Combustão (Gasolina) Médio-Alto Desgaste natural, sensores simples
Elétricos (EVs) Médio-Baixo Software e hardware de bateria
Híbridos Plug-in (PHEV) Baixo Bateria de tração, carregamento e eletrônica

Leia aqui: Alguma marca oferece desconto nos carros para idosos? Veja o “caminho das pedras”

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.