Sistema híbrido da GWM ganha prêmio inédito de engenharia automotiva
O sistema híbrido Hi4 da GWM ganha o maior Prêmio Nacional de Engenharia da China, sendo a primeira tecnologia híbrida a alcançar esse feito em 30 anos.
A Great Wall Motor (GWM) alcançou um marco histórico na engenharia automotiva chinesa. Seu sistema híbrido de tração nas quatro rodas, o Hi4 (Hybrid Intelligent Four-Wheel-Drive), recebeu o prestigiado Prêmio Nacional de Engenharia da China, concedido pela Sociedade Chinesa de Engenheiros Automotivos (SAE-China). Esta é a primeira vez em mais de 30 anos que uma tecnologia de propulsão híbrida conquista o maior reconhecimento do país no setor.
Sistema híbrido da GWM ganha prêmio inédito de engenharia automotiva
O sistema Hi4 é uma arquitetura híbrida original da GWM, projetada para fornecer tração nas quatro rodas por meio de uma configuração de motor duplo. A empresa destaca que a tecnologia supera as limitações de layouts híbridos tradicionais (série e paralelo), oferecendo uma solução mais eficiente e escalável.
A plataforma Hi4 é a base de uma família de arquiteturas híbridas flexíveis, projetadas para se adaptar a diferentes tamanhos de veículos e cenários de uso.

Dentro dessa família, a GWM desenvolveu o Hi4-T, descrito como o primeiro sistema híbrido paralelo de 9 velocidades, motor único e tração nas quatro rodas da China, voltado especificamente para aplicações off-road.
De acordo com a GWM, o sistema incorpora uma configuração avançada:
VGT Dupla: O motor utiliza um Turbocompressor de Geometria Variável (VGT) duplo, capaz de operar em altas temperaturas.
Alta Eficiência: Em conjunto com um sistema de combustão de alta eficiência, esses componentes permitem que o motor turboalimentado de 3,0 litros alcance uma “eficiência térmica líder mundial” para um trem de força de grande cilindrada.
Impacto e Reconhecimento Global
A excelência da tecnologia Hi4 não se restringe aos prêmios. A GWM informou que a família Hi4 contribuiu para:
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Patentes: Recebimento de 122 patentes.
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Padrões Nacionais: Desenvolvimento de nove padrões nacionais na China, cobrindo áreas como sistemas de energia híbrida, segurança de bateria e desempenho off-road.
Com a demanda aquecida, as vendas globais da GWM ultrapassaram 923.000 unidades em setembro de 2025. Os modelos equipados com Hi4 impulsionam esse crescimento, sendo a variante Tank 400 Hi4-T um destaque, com 2.805 unidades vendidas apenas em setembro.
A tecnologia já conquistou o mercado internacional, com veículos Hi4 exportados para 19 mercados, incluindo Austrália e Nova Zelândia.
O reconhecimento do sistema Hi4-T é um sinal da ascensão da engenharia chinesa. Qual impacto você acha que essa tecnologia terá no mercado global de SUVs e veículos off-road? Compartilhe sua opinião!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.