Haval H6 é o carro eletrificado mais vendido do Brasil. O que ele tem de tão especial?
Lançadoem março, o SUV Haval H6, conquistou, pelo segundo mês consecutivo, o posto de carro eletrificado mais vendido do Brasil.
Lançado na segunda semana de março de 2023, o SUV híbrido plug-in (PHEV) Haval H6, conquistou, pelo segundo mês consecutivo, o posto de carro eletrificado mais vendido no País.
Saiba porque, em pouco tempo, o Haval H6 se tornou o carro eletrificado mais vendido do Brasil
Em junho, foram emplacadas e entregues 969 unidades do modelo, número ainda maior do que o obtido no mês de maio, e que representa 15,3% de todos os eletrificados do mercado brasileiro.
Com esse volume de vendas, o Haval H6 ficou à frente do Toyota Corolla Cross híbrido (890 unidades), Caoa Chery Tiggo 5X (525) e Volvo XC60 (392), na liderança do ranking de vendas de carros eletrificados.
O Haval H6 também é o modelo híbrido plug-in (PHEV) mais vendido do País, com 647 unidades, ou 22% de todos os veículos plugáveis do mercado. Na sequência surgem Volvo XC60 (392), Caoa Chery Tiggo 8 (363), BYD Song Plus (352) e Porsche Cayenne (200).
“Esta é a prova de que estamos no caminho certo. Estamos caminhando para se tornar a referência de carro eletrificado no Brasil”, enfatiza Oswaldo Ramos, diretor Comercial da GWM.
A Great Wall Motors (GWM) é a montadora chinesa dona da marca Haval, além da WEY e da ORA, que deverá desembarcar brevemente no Brasil.
A GWM adquiriu, no final de 2021, a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis-SP e se prepara para iniciar a produção do Haval H6, o que deve ocorrer a partir do próximo ano. Enquanto isso, o modelo chega ao mercado brasileiro importado da China.
O Haval H6 desembarcou no Brasil em três versões, todas com motorização híbrida. Os preços partem de R$ 214 mil, tornando-o bastante competitivo no segmento de SUVs médios.
Duas dessas versão são PHEV, com dois motores elétricos atuando em conjunto com um motor 1.5 turbo a gasolina, gerando potência total de 393 cv e torque de 77,7 kgf.m, com tração nas quatro rodas e alcance de 170 km no modo 100% elétrico.
A lista de equipamentos é bem completa (indicando uma boa relação custo-benefício) e a mesma em todas as versões, incluindo, entre outros itens:
- Direção elétrica;
- Teto-solar panorâmico;
- Head-up display;
- Central multimídia com tela de 12,3 polegadas com resolução Full-HD e conectividade sem fio via Android Auto e Apple CarPlay;
- Piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go;
- Frenagem automática de emergência com identificação de pedestres, bicicletas e motos;
- Alerta e frenagem automática de tráfego cruzado traseiro;
- Alerta de pontos cegos.
- Assistente de permanência e centralização de faixa;
- Alerta de colisão traseira;
- Reconhecimento de placas de trânsito:
- Assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90;
- Controle de tração (TCS);
- Assistente de partida em rampa (HSA);
- Monitoramento de pressão dos pneus (TPM);
- Sistema anticapotamento.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.