Opinião: erro de Giovinazzi dá vitória a Hamilton no GP da Inglaterra 2019
Coadjuvante até a volta 20, Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, acabou mudando o rumo do GP da Inglaterra 2019. Seu abandono no vigésimo giro da corrida...
Coadjuvante até a volta 20, Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, acabou mudando o rumo do GP da Inglaterra 2019. Seu abandono no vigésimo giro da corrida fez com que a prova caísse no colo de Lewis Hamilton, para delírio dos ingleses nas arquibancadas. Pole e líder da corrida até a primeira parada, Valtteri Bottas completou a dobradinha da Mercedes em segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio e ficou em terceiro lugar.
GP da Inglaterra 2019: a história
A largada da corrida não foi tão emocionante quanto alguns outros trechos. Todos os líderes largaram bem, com os quatro primeiros mantendo as posições. Sebastian Vettel aproveitou a potência de seu motor Ferrari e superou a Red Bull de Pierre Gasly, assumindo o quinto lugar. Mais atrás, as duas Haas se chocaram e caíram para os últimos lugares da prova. Grosjean e Magnussen abandonariam a prova mais tarde, anotando mais um desempenho frustante da dupla do time americano, que já deve estar de olho em substitutos para a próxima temporada.
Bottas conseguiu se manter na ponta até a volta 4. Determinado a se tornar o inglês com mais vitórias em casa, Hamilton decidiu atacar seu companheiro prateado na volta 4. Ambos disputaram algumas curvas lado a lado, mas o finlandês se manteve à frente. Seis voltas depois, no 10º giro, Max Verstappen da Red Bull e Leclerc travaram as primeiras disputas pelo terceiro lugar. Ambos disputaram curvas no melhor estilo gato e rato, mas o piloto da equipe de energéticos só conseguiu superar o rival monegasco na volta 14, quando ambos foram para os boxes.
Max pulou na frente após um melhor trabalho da Red Bull, mas colocou tudo a perder logo na saída, ao errar uma curva e dar a posição de bandeja para Charles.
Giovinazzi em ação
Bottas fez sua parada na volta 16, colocando pneus médios. Por já ter largado com o mesmo tipo de composto, ele seria obrigado a fazer uma segunda parada. Porém, quatro voltas depois veio o lance que mudaria os rumos da prova. Após perder o controle do carro ao sair da curva, Giovinazzi ficou preso na caixa de brita, obrigando a entrada do Safety Car. Hamilton aproveitou e fez sua parada, colocando pneus duros. Vettel, Verstappen e Leclerc — uma volta depois — fizeram o mesmo. O monegasco, porém, caiu de terceiro para sexto.
LEIA MAIS: Bugatti lidera: relembre os modelos mais exclusivos do mundo
Elvis não morreu: confira a fantástica coleção de carros e motos do Rei do Rock
No fim, o maior prejudicado pela confusão causada pelo italiano da Alfa Romeo foi Bottas. Ele não foi chamado para fazer sua segunda parada e acabou perdendo a liderança para Hamilton. Como seria obrigado a fazer uma segunda parada, o finlandês perdeu a chance de vencer por conta das estratégias originadas com o carro de segurança.
Vettel x Verstappen
Na volta 38, a disputa pelo terceiro lugar esquentou. Mais rápido, Verstappen ultrapassou Vettel e assumiu a colocação. Quando o alemão da Ferrari tentou retomar a posição, acabou enchendo a traseira do holandês, jogando os dois na caixa de brita. Max ainda conseguiu voltar ao traçado em quinto, enquanto que Sebastian danificou o bico do seu carro e precisou fazer um novo pit stop. Considerado culpado pela batida, Vettel ainda tomou 10 segundos de punição, terminando a corrida em 16º.
A batida fez Leclerc subir para terceiro, recuperando a posição perdida durante o Safety Car.
Hamilton líder
Quando Bottas entrou para a sua segunda parada a menos de 10 voltas para o fim da prova, a vitória de Hamilton foi garantida. Em casa, o inglês só precisou levar seu carro até a bandeirada final, alcançando sua sétima vitória na temporada e a sexta na pista de Silverstone. Ele ampliou sua vantagem na liderança do campeonato, chegando aos 223 pontos, enquanto seu companheiro de equipe tem 184 tentos.
Abaixo, confira o resultado oficial do GP da Inglaterra 2019.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.