GWM supera BYD em uma das categorias mais acirradas do mercado

Quem iria imaginar que a GWM vende mais SUVs que a BYD, não é? Afinal, essa é toda badalada e vende carro atrás de carro, Mas, pelo visto, quando o assunto são carros híbridos aí a coisa fica mais interessante, como veremos.

O Haval H6 chegou com tudo aqui e fez a GWM despontar entre os SUVs
O Haval H6 chegou com tudo aqui e fez a GWM despontar entre os SUVs (Imagem: Divulgação/GWM)

Embate das chinesas: GWM vende mais SUVs que a BYD

Apesar da dominância da BYD entre os elétricos ser absoluta, há um lugar onde a disputa é mais acirrada: os híbridos. O palco dessa briga é o segmento de SUVs médios, a oponente é a também chinesa GWM e quem está no ringue é o Song Plus e o Haval H6.

Ao longo dos meses, ambos vinham disputando venda a venda os rankings. No entanto, o modelo da Great Wall Motors conquistou cada vez mais espaço por aqui. Tanto que, hoje, o Haval H6 vende mais que o Song Plus, seja mês a mês ou no acumulado do ano.

VEJA TAMBÉM

Ambos SUVs vendem mais, mas apenas um pode estar na frente

  • Em outubro os dois veículos conseguiram vender mais, e o Song Plus merece destaque, estando em quinto lugar. Isto porque ele viu suas vendas aumentarem em 27,5%, incremento expressivo para 1.100 unidades!
  • No entanto, passando logo a frente veio o Haval H6, com 1.450 emplacamentos. O aumento foi mais tímido, de apenas 10,9%, mas o suficiente para mantê-lo no topo não apenas no mês, mas no ano também.
  • Assim, no acumulado de 2023 temos de um lado o Song com 4.266 e, do outro, o Haval e seus 7.324 emplacamentos. Isto representa 58,5% a mais nas vendas, uma distância que pode aumentar ainda mais.
  • Apesar disso, uma vez que as vendas do carro da BYD experimentam um guinada intensa, é possível que nos próximos meses ele venha a encostar no Haval se as coisas continuarem assim. Será que em 2024 veremos uma inversão de posições?

Vendas entre SUVs médios no Brasil

  • Fora a disputa particular entre os híbridos chineses, no restante do ranking encontramos as figurinhas de sempre. Por exemplo, o Jeep Compass continua dominando, sendo de longe o SUV médio mais vendido do país.
Apesar de ficar atrás, o Song Plus ainda está no Top 5, merecendo todos os louvores
Apesar de ficar atrás, o Song Plus ainda está no Top 5, merecendo todos os louvores (Imagem: Divulgação/BYD)
  • Em seguida temos o Toyota Corolla Cross e o VW Taos fechando o top 5 juntos dos dois chineses. O Top 10 completo você confere abaixo.
POSIÇÃO MODELO VENDAS OUT/2023 ACUMULADO 2023
Jeep Compass 4.640 49.424
Toyota Corolla Cross 3.682 35.037
Volkswagen Taos 1.865 12.364
GWM Haval H6 1.450 7.324
BYD Song Plus 1.100 4.266
Caoa Chery Tiggo 7 510 5.073
Mitsubishi Eclipse Cross 464 2.795
Chevrolet Equinox 425 3.357
Ford Bronco Sport 257 846
10º Ford Territory 175 1.082

Ver a GWM vendendo mais SUVs que a BYD só mostra como o mercado nacional está pronto para absorver diversas marcas, desde que entregue um produto de qualidade. Assim, com mais modelos chegando, devemos ver as listas cada vez mais movimentadas.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar