GWM no Brasil: afinal, o que podemos esperar da marca no País

Utilitários esportivos, picapes e carros eletrificados serão vendidos pela GWM no Brasil. A empresa também irá ter carros produzidos por aqui.

A chegada da Great Wall Motor ao Brasil surge como uma das principais novidades do nosso mercado automotivo. A empresa  chegará ao País após criar bastante expectativa. Utilitários esportivos, picapes e carros eletrificados devem ser vendidos pela GWM no Brasil. Além disso, há planos para a empresa ter veículos feitos no interior de São Paulo.

GWM no Brasil

A Great Wall vai começar a vender carros no Brasil neste ano (Foto: Divulgação/Poer)

Tudo sobre a operação da GWM no Brasil

Estamos falando de uma das grandes empresas do setor. A Great Wall foi fundada no ano de 1984, na China. Hoje, ela está presente em vários países. Na América do Sul, ela já vende veículos na Argentina e no Chile. Agora chegou a vez dela vir ao Brasil. Por aqui, ela venderá veículos de suas submarcas e investirá na fabricação nacional de veículos.

ORA Good Cat (Foto: Divulgação/ORA)

Um dos pontos de sua estratégia por aqui é o investimento de mais de 10 bilhões nos próximos 10 anos. Este valor será usado em várias áreas. O início da trajetória da GWM no Brasil começará ainda em 2022. Nos próximos três anos, ela espera lançar 10 carros novos.

Sendo que neste primeiro momento, apenas veículos importados farão parte da gama da marca. Neste caso, ela focará nos SUVs e nas picapes. Na sequência, em 2023, será a vez dos modelos fabricados na sua fábrica localizada em Iracemápolis-SP. Ele pertencia a Mercedes-Benz e foi adquirida pela marca chinesa no ano passado.

Haval H6 (Foto: Divulgação/Haval)

A planta está passando por um processo de transformação e modernização. Uma das mudanças será a capacidade de produção, que passará a ser de 100 mil unidades anuais. Agora, pensando nos veículos que estarão a venda, a marca disse que irá comerciar veículos das marcas Haval, Tank e Poer.

Os carros da ORA também podem vir para cáAliás, um dos objetivos da empresa é fabricar somente carros eletrificados (híbridos e 100% elétricos) por aqui. Sem falar que a empresa disse que os carros contarão com diversas tecnologias inteligentes. A tecnologia 5G é uma delas.

Marcas e carros que a Great Wall irá trazer ao Brasil

GWM no Brasil

Foto: Divulgação/Great Wall

Ao todo, devem ser três o número de marcas da GWM no Brasil. Recentemente, foi anunciado que a Haval será uma delas. Ela produz SUVs mais voltados para o conforto e para os trânsitos das grandes cidades. O primeiro veículo que a empresa irá vender em terras brasileiras será o Haval H6.

Isso deve acontecer em breve. O H6 mede 4,65 m de comprimento e 1,88 m de largura. Já o entre-eixos de 2,73 m mostra que ele terá um bom espaço interno. Ele será um carro plug-in hybrid. Ou seja, funciona tanto com um motor a combustão quanto com um motor elétrico. A expectativa é que ele tenha uma autonomia de até 200 km.

Foto: Divulgação/Poer

O sistema híbrido contará com um motor 1.5 turbo a gasolina. Além de dois motores elétricos de 326 cv. Tal conjunto poderá desenvolver 430 cv de potência combinada e 77,7 kgfm de torque combinado. Uma versão híbrida convencional também deve ser disponibilizada. Quem também deve chegar para o mercado de SUVs é a Tank.

GWM no Brasil

Tank 300 (Foto: Divulgação/Tank)

Esta marca é responsável por produzir SUVs voltados para aventuras. Um de seus principais modelos é o 300. Este mede 4,76 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. O modelo já está registrado no INPI. O mesmo acontece com a picape Poer. Esta já está sendo vendida em outros países e deve chegar ao Brasil também.

Caso chegue ao nosso mercado, será concorrente da Toyota Hilux, da Chevrolet S10 e da Ford Ranger. Ainda falaremos dos modelos da ORA. Ela produz apenas veículos 100% elétricos. Já estão registrados no País os modelos Good Cat e o Punk Cat.

Fábrica GWM em SP

Com informações da GWM e da Uol 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA