GWM estuda o uso de biocombustível em seus carros

Recentemente instalada no Brasil, a montadora chinesa GWM estuda o uso de biocombustível (particularmente o etanol) nos carros que irá produzir em sua fábrica localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Saiba como a GWM usará o biocombustível em seus carros

GWM estuda o uso de biocombustível em seus carros
Haval H6 chega ao Brasil com motorização heibrida (Foto: Divulgação/GWM)

Na última sexta-feira (17), executivos da GWM Brasil se reuniram com representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Única) para discutir o assunto. A ideia é de que eletricicação e biocombustível são tecnologias que, combinadas, garantem muito mais benefícios ao meio ambiente e à mobilidade.

Segundo Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil, a reunião foi pautada nos desafios da indústria automobilística diante das novas tecnologias da mobilidade e das matrizes energéticas limpas.

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“O objetivo é único. Acelerar a descarbonização por meio de veículos que emitam menos CO2, como os híbridos e híbridos plug-in flex. Estes últimos começarão a ser fabricados na nossa planta de Iracemápolis, a partir do primeiro semestre de 2024”, afirma Bastos.

A reunião com Evandro Gussi, presidente da Unica, foi além do debate acerca do mercado interno.

“O Brasil domina a produção de etanol de cana-de-açúcar e, consequentemente, outras fontes de energia, como biomassa, biogás e hidrogênio verde. Somando isso às tecnologias flex desenvolvidas no País, temos um potencial enorme para aumentar as exportações”, vislumbra Bastos.

Juntas, entidade e montadora também pretendem atuar na formulação de políticas públicas de descarbonização e energias renováveis no Brasil. Uma segunda reunião foi agendada para Brasília (DF), onde fica a sede da Unica.

SUV híbrido será o primeiro modelo da GWM no Brasil

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A picape GWM Poer é cotada para ser produzida no Brasil (Foto: Divulgação/GWM)

No início do mês, a GWM confirmou que o SUV híbrido Haval H6 será o primeiro modelo comercializado pela empresa no Brasil. O modelo chegará, importado da China, na inédita versão Haval H6 PHEV (híbrido plug-in).

O SUV faz parte do pacote de de dez lançamentos que a GWM no Brasil fará no mercado nacional dentro dos próximos três anos.

A linha Haval é uma das três famílias de produtos que serão comercializadas pela GWM, todas com motorização híbrida e carros conectados. Além da Haval, de SUVs on-road inteligentes, chegarão a Tank, com SUVs off-road de luxo, e a Poer, focada em picapes inteligentes. 

A GWM investirá mais de R$ 10 bilhões nos próximos dez anos para iniciar sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados.

Ainda a ser inaugurada, a fábrica da marca em Iracemápolis-SP terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano. O primeiro modelo fabricado localmente será lançado no segundo semestre deste ano.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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