Guia completo: o que verificar antes de comprar sua caminhonete usada

Vai comprar uma caminhonete usada? Veja o guia completo: como inspecionar o motor a diesel, o sistema 4x4, a suspensão e a caçamba. Dicas para evitar armadilhas e prejuízos mecânicos.

A caminhonete é sinônimo de robustez, versatilidade e capacidade de carga, mas adquirir um modelo usado exige atenção redobrada. Diferente de carros de passeio, picapes e SUVs a diesel costumam ser submetidos a um uso mais severo, seja no transporte de cargas pesadas ou em terrenos off-road.

Guia completo: o que verificar antes de comprar sua caminhonete usada

Para garantir um bom negócio e evitar surpresas mecânicas custosas, é fundamental inspecionar o veículo de ponta a ponta.

1. Inspeção Mecânica e Motor (Diesel e 4×4)

A saúde do motor e do sistema de tração são os pontos mais críticos, especialmente em veículos a diesel ou 4×4. Levar a caminhonete a um mecânico de confiança é indispensável.

Motor a Diesel:

    • Partida a Frio: Dificuldade para ligar ou oscilação na marcha lenta logo na primeira partida pode indicar problemas no sistema de injeção ou nas velas aquecedoras.

    • Fumaça no Escape: Fumaça azulada na partida sugere queima de óleo (possível desgaste em anéis de pistão ou retentores de válvulas). Fumaça preta excessiva indica queima irregular, bicos injetores desregulados ou problema na bomba.

    • Turbo: Verifique a presença de óleo lubrificante na carcaça da turbina, um forte sinal de folgas que exigem reparo ou substituição.

    • Vazamentos: Procure por manchas de óleo na parte inferior. O motor não deve estar “excessivamente limpo”, pois isso pode mascarar vazamentos.

    • Óleo Lubrificante: Confirme se o proprietário utilizava o óleo lubrificante correto (muitos motores diesel modernos exigem óleos sintéticos específicos e o uso do Diesel S10 é obrigatório para veículos fabricados após 2012).

O que verificar antes de comprar sua caminhonete usada – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Sistema de Tração (4×4):

    • Teste: Peça para testar o engate da tração 4×4 e, se houver, da marcha reduzida (4L). Eles devem engatar com facilidade e sem ruídos metálicos.

    • Vazamentos: Inspecione a parte de baixo da caminhonete em busca de vazamentos nos diferenciais e na caixa de transferência. Vazamentos nestes componentes, se misturados com água ou impurezas, podem causar desgaste prematuro.

2. Estrutura e Suspensão

Caminhonetes são feitas para aguentar peso, por isso, sua estrutura e suspensão merecem atenção especial.

  • Suspensão: Picapes usadas para carga pesada ou off-road podem ter a suspensão desgastada. Verifique visualmente molas, amortecedores e batentes em busca de sinais de fadiga ou vazamento de fluido. Faça um teste de rodagem em terrenos irregulares para ouvir ruídos anormais.

  • Caçamba: Peça para remover o protetor de caçamba (se houver) e inspecione a caçamba original. Pontos de ferrugem ou amassados na estrutura interna indicam uso severo ou falta de proteção adequada, o que deprecia o veículo.

  • Carroceria: Procure por desalinhamento em portas, capôs e tampas, ou diferenças de tonalidade na pintura. Esses são indícios de colisões ou reparos malfeitos. Verifique também pontos de ferrugem nas dobradiças e resquícios de barro ou umidade sob os tapetes.

Foto: Freepik

3. Documentação e Histórico

A parte legal é tão importante quanto a mecânica.

  • Documentação: Verifique se o vendedor possui o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o Título de Propriedade e, idealmente, o Manual do Proprietário e as notas fiscais de revisões e peças.

  • Histórico: Consulte o histórico do veículo pelo chassi no DETRAN para verificar débitos de IPVA, multas, restrições judiciais ou se há indícios de sinistro (perda total ou colisão grave). Desconfie de preços muito abaixo da Tabela FIPE.

  • Quilometragem: A quilometragem deve ser coerente com o ano de fabricação e o uso. Em caminhonetes, a quilometragem adulterada é uma armadilha comum.

4. Pneus, Freios e Direção

O estado dos pneus e do sistema de freios afeta diretamente a segurança.

  • Pneus: O desgaste deve ser uniforme. Desgaste irregular (em apenas um lado) indica problemas de alinhamento ou suspensão. Verifique a validade e o estado do estepe.

  • Freios: Durante o test drive, o veículo deve frear de forma suave e precisa. Barulhos metálicos ou “ranger” nos freios sugerem pastilhas desgastadas.

  • Direção: A direção deve ser firme. Vibrações excessivas na direção em alta velocidade ou folgas indicam problemas.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.