Governo anuncia nova redução de IPI para carros; saiba o que muda com medida

redução de IPI para carros
Foto: Divulgação/Peugeot
publicidade

Uma notícia animadora para aquelas pessoas que estão pensando em comprar um veículo 0km. O governo federal anunciou mais uma redução de IPI para carros novos. De acordo com o Decreto nº 11.158, ficou estabelecido que o bônus na alíquota para automóveis 0km passe de 18,5% para 24,75%. Mas o que será alterado com a medida?

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

redução de IPI para carros
Será que os valores dos carros novos cairão com esta redução do IPI? Veja! (Foto: Pixabay.com
publicidade

Veja o que muda com a nova redução de IPI para carros novos

Este decreto foi publicado na última sexta-feira (29/07). De acordo com ele, uma boa parte dos produtos feitos no Brasil terão uma redução de até 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A publicação ainda diz que os itens produzidos (considerados importantes) na Zona Franca de Manaus não estão incluídos nesta redução.

redução de IPI para carros
Foto: Divulgação/Renault

Dentre os produtos afetados, estão os equipamentos eletrônicos e os smartphones. Os automóveis também estão na lista. Neste caso, a redução do imposto que era de 18,5% será de 24,75%.

VEJA TAMBÉM

publicidade

O Ministério da Economia explica: “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”. Lembrando que neste ano, mais precisamente no mês de março, o governo já tinha realizado uma outra redução de IPI de carros novos.

Na ocasião, a alíquota do IPI tinha sido reduzido em 18,5%. Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, diversas marcas alteraram os preços de seus modelos, como a Kia e a Ford.

publicidade
Foto: Divulgação/VW

No mês seguinte, no final de abril, foi a vez do IPI de picapes e outros comerciais leves diminuir em 35%. A Anfavea já se manifestou sobre a mais recente diminuição. De acordo com a entidade, os carros que estão nos estoques das concessionárias e que ainda estão à venda já poderão ser adquiridos com o novo valor da alíquota do IPI.

“Foi uma decisão sensata do governo federal, em especial do Ministério da Economia, no sentido de ataque ao Custo Brasil e da busca de uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos”, comemorou Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea.

publicidade

Mas como esta redução funcionará na prática?

redução de IPI para carros
Foto: Pixabay.com

A redução de IPI de carros novos pode ser uma boa notícia para quem busca realizar o sonho de comprar um veículo. Nos últimos meses, os preços dos modelos 0km cresceram consideravelmente. Com estas mudanças, existe a possibilidade de existir uma nova redução nos preços cobrados por carros 0km, como aconteceu em março.

Na ocasião, os preço de uma Kia Carnival caiu em R$ 20 mil, por exemplo. Os veículos da Jeep também sofreram diminuições em seus preços. Mas de quanto será esta nova queda dos preços? No caso atual, a diminuição verdadeira pode ser de 6,75%, ou seja, uma queda não tão grande assim.

publicidade
redução de IPI para carros
Foto: Divulgação/Fiat

Além disso, importante lembrar que esta redução será sobre as alíquotas do IPI, que podem variar de acordo com o veículo. Veículos que possuem um motor 1.0 Flex, por exemplo, possuem uma alíquota de 7%. Nenhuma marca anunciou mudanças nos preços dos veículos ainda. O que resta é esperar pelos próximos capítulos.

Vale ressaltar que o mercado de veículos novos fechou o primeiro semestre em baixa. Foram vendidos 851.444 veículos novos entre janeiro e junho. Isso representou uma queda de 15,41% com relação ao mesmo período do ano passado. Na ocasião, 1.006.610 veículos foram emplacados.

publicidade

Com informações de Agência Brasil/Motor 1 Brasil

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar