Golpe do IPVA falso: veja como não ser mais uma vítima
Golpe do IPVA falso estão mais comuns nesta época do ano e os criminosos estão ousados. Veja como não ser mais uma vítima.
O pagamento do IPVA é uma obrigação anual para os proprietários de veículos. No entanto, nessa época a ação dos golpistas é maior. O golpe do IPVA falso tem pegado de surpresa muita gente, mas hoje não.
Como funciona o golpe do IPVA falso?
Os criminosos se utilizam de várias estratégias para enganar as pessoas: descontos, uma restituição do ano anterior que não existe e você precisar fazer um depósito para ter direito, mensagens de ameaça de apreensão do veículo, enfim.
Independente do tema, eles vão usar esses meios:
Boletos falsos
Começa com o envio de boletos por SMS, e-mail, correios com dados alterados direcionando o pagamento para as contas bancárias que não são dos órgãos responsáveis.
Como fugir
Confirme por meio dos canais oficiais da Secretaria de Fazenda ou Detran se há mesmo a oferta.
Os estados adotam campanhas de quitação de débitos atrasados como Refis no Distrito Federal e Acordo Paulista em São Paulo, no entanto são informações amplamente divulgadas e direcionadas à toda população e não a um proprietário ou grupo específico.
Além disso, todo boleto ou QR Code deve ser “Secretaria da Fazenda e Planejamento” do estado. Qualquer destinatário diferente é golpe.
Ligações e mensagens falsas
Os criminosos estão cada vez mais astutos em matéria de golpe. Eles chegam a pesquisar as informações de débitos dos proprietários e entram em contato se passando por funcionários de órgãos públicos, solicitando dados pessoais ou pagamento imediato do IPVA.
Como fugir
Ignore mensagens e links enviados de sites suspeitos. Nem sempre a ideia dos bandidos é oferecer um boleto falso, mas sim instalar algum malware para roubar seus dados e utilizá-los para estelionato.
Sites falsos
Os sites falsos servem para o roubo de informações pessoais e bancárias, como também para envio de cobranças falsas.
Ocorre que eles são exatamente iguais aos sites do Detran e Sefaz justamente para induzir o contribuinte ao erro.
Como fugir
Consulte as quaisquer informações apenas nos sites oficiais, com a URL com final .gov.br. Qualquer coisa diferente, com adição de uma letra já é motivo para desconfiar e sair imediatamente.
Outra dica é usar apenas os aplicativos oficiais dos órgãos para consultar informações sobre o seu veículo, CNH, IPVA, entre outros.
O que fazer em caso de golpe?
Se infelizmente você já foi vítima de um golpe do IPVA ou qualquer outra cobrança, é preciso fazer o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Ficar calado é um estímulo para que os criminosos continuem agindo.
Já viu algum golpe do IPVA ou outro? Conte para nós, assim você alerta todos!
Leia também:
5 dicas para comprar carro novo e seminovo na Black Friday sem cair em golpes
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.