Gol GTI de R$ 370 Mil: ícone nacional a preço de carro de luxo choca o mercado nacional
Gol GTI de R$ 370 Mil: ícone nacional a preço de carro de luxo choca o mercado nacional. Veja as condições do modelo e porque pedem esse preço.
O universo dos carros antigos sempre reserva surpresas, mas uma delas, em particular, tem agitado o mercado e as redes sociais: um Volkswagen Gol GTI 1991 está sendo anunciado por impressionantes R$ 370.000. O exemplar, que se destaca por sua excepcional originalidade e por nunca ter sido restaurado, foi a grande atração durante o recente 10º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), realizado em Águas de Lindóia (SP), que ocorreu de 19 a 22 de junho de 2025.
Vale a pena pagar mais de R$ 300 mil no Gol GTI?
Para muitos que viveram o fim dos anos 1980 e o início dos 1990, o Gol GTI representa um verdadeiro sonho de consumo, um símbolo de esportividade e inovação.
Sua condição impecável e a manutenção do padrão original, com pouco mais de 80.000 km rodados em 34 anos, justificam o valor que o coloca no patamar de veículos de luxo zero-quilômetro, como um BMW X1 sDrive20i X Line (R$ 362.950) ou um Audi Q3 Performance Black Plus (R$ 359.990).
O veículo é negociado por Reginaldo de Campinas, figura conhecida no meio por sua expertise em carros raros e em estado de conservação extraordinário. Segundo informações do próprio site “Reginaldo de Campinas”, o Gol GTI de cor preta, ano 1991, está disponível e suas fotos detalhadas comprovam a estrutura intocada e os componentes em perfeito padrão original.
A alta procura por exemplares tão específicos reflete a lei da oferta e procura. Para muitos colecionadores e entusiastas, adquirir um Gol GTI nessas condições não é apenas comprar um carro, mas investir em uma parte da história automotiva brasileira. “O GTI era sonho dos brasileiros na época.
É até hoje. É sonho de quem teve e quer ter novamente ou a grande maioria que não tinha condição e agora 30 e poucos anos depois consegue”, ressalta Reginaldo Ricardo, proprietário da empresa, em entrevista aos nossos amigos do Quatro Rodas.
O Legado do Primeiro Injetado Nacional
Além de sua valorização como clássico, o Gol GTI possui um marco histórico: foi o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica, a Bosch LE-Jetronic. Essa inovação revolucionou a experiência de dirigir, eliminando o afogador e proporcionando partidas a frio imediatas, sem as hesitações e engasgos dos carburadores.
Seu motor de 2 litros, que entregava 18,35 kgfm a 3.200 rpm e 120 cv a 5.600 rpm, garantia um desempenho linear e surpreendente economia de combustível para a época: 8,5 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Características que, aliadas à sua estética e ao status que conferia, o tornaram um verdadeiro ícone.
A exposição deste Gol GTI em Águas de Lindóia reafirma o crescente interesse e a valorização de veículos que, para além do transporte, representam paixão, nostalgia e um pedaço da memória afetiva de gerações.
Você pagaria R$ 370 mil por este Gol GTI ou investiria em um carro zero-quilômetro? Compartilhe sua opinião sobre essa raridade que está redefinindo o valor dos clássicos nacionais!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.