De acordo com os dados de mercado mais recentes, somente de janeiro a maio de 2022, o número de carros eletrificados no Brasil (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) passou de 80.153 para 92.261 – um aumento de 15%.
Levando em consideração somente os carros totalmente elétricos, 1.490 novas unidades foram comercializadas no País, passando de 5.085 para 6.575 entre janeiro e maio deste ano – um aumento ainda maior, de 29%.
Os dados fazem parte de um levantamento da NeoCharge, empresa especializada em soluções para a recarga de veículos elétricos. Segundo o estudo, no mesmo período, o número de carros híbridos plug-in cresceu 11%, de 18.934 para 21.109 unidades.
Confira quais são os principais carros 100% elétricos no País
“A redução no custo do abastecimento é um dos fatores que têm impulsionado o crescimento desse mercado”, analisa Diogo Seixas, CEO da NeoCharge, que aponta outros fatores que farão com que a presença desses veículos seja cada maior:
- A sustentabilidade, pois colaboram com a redução da emissão de gases poluentes;
- A eficiência energética, que no carro elétrico é de cerca de 95%, enquanto os movidos a gasolina chegam a apenas 30%;
- A manutenção, visto que têm muito menos peças móveis;
- A performance, com alcance instantâneo do torque máximo, enquanto o motor a combustão entrega o torque máximo somente em uma estreita faixa de rotação.
“A tendência é que haja um aumento exponencial nos próximos anos, com uma participação ainda mais significativa do veículo elétrico puro, o Battery Electric Vehicle (BEV)”, afirma Seixas.
Ranking dos carros eletrificados por marca
Volvo, Nissan e JAC ocupam as três primeiras posições entre as montadoras que mais têm carros eletrificados licenciados para rodar pelas ruas e estradas brasileiras, seguidas pelos fabricantes de carros premium BMW, MINI, Audi e Porsche, aponta o levantamento da NeoCharge.
- Volvo – 881
- Nissan – 791
- JAC – 703
- BMW – 564
- MINI – 507
- Audi – 506
- Porsche – 496
- Renault – 365
- Fiat – 361
- BYD – 325
- Chevrolet – 250
- Jaguar – 241
- Tesla – 177
- Caoa Chery – 130
- Gurgel – 109
- Mercedes-Benz – 64
- Peugeot- 50
- Dongfeng – 9
- Reva- 9
- Daimler – 7
Ranking dos veículos 100% elétricos por modelo
Com 881 unidades, o Volvo XC40 Recharge Pure Electric é o principal modelo elétrico no País. Nissan Leaf (791) e BMW i3 (557) completam o pódio. Destaque para o Porsche Taycan – o esportivo com preços entre R$ 615.000 e R$ 1.079.000 já vendeu, até maio, 495 unidades, sendo o quinto da lista dos veículos 100% elétricos mais emplacados no País.
- Volvo XC40 Recharge – 881
- Nissan Leaf – 791
- BMW i3 – 557
- MINI Cooper S E – 507
- Porsche Taycan – 495
- Audi e-tron – 459
- Renault Zoe – 316
- Fiat 500e – 313
- Jan e-JSI – 301
- Chevrolet Bolt Premier – 245
- Jaguar I-Pace – 234
- BYD eT3 – 198
- JAC e-JS4 – 132
- Caoa Cherry Arrizo 5e – 130
- JAC iEV40 – 125
- Mercedes-Benz EQC 400 – 64
- Tesla Model Y – 63
- Tesla Model 3 – 57
- BYD e5 – 55
- Peugeot e-208 GT – 50
Sudeste concentra mais de metade da frota de 100% elétricos
Em termos geográficos, o maior número de vendas de carros elétricos continua sendo nas regiões Sudeste, que concentra mais da metade (51,7%) da frota, e Sul, com pouco menos de 1/5 (19,7%) dos veículos.
- Sudeste – 47.710 (51,7%)
- Sul – 18.175 (19,7%)
- Nordeste – 12.418 (13,5%)
- Centro-Oeste – 10.651 (11,6%)
- Norte – 3.307 (3,6%)
Do total de 6.575 BEVs rodando no País, mais de um terço – 2.288 unidades, ou 34,8% – estão licenciados no Estado e São Paulo. Confira abaixo o ranking de BEVs por Estado:
- SP – 2.288 (34,8%)
- PR – 843 (12,8%)
- RJ – 745 (11,3%)
- MG – 698 (10,6%)
- SC – 403 (6,1%)
- DF – 361 (5,5%)
- PE – 281 (4,3%)
- RS – 277 (4,2%)
- GO – 106 (1,6%)
- BA – 102 (1,6%)
- ES – 93 (1,4%)
- CE – 79 (1,2%)
- RN – 54 (0,8%)
- AM – 45 (0,7%)
- MS – 36 (0,6%)
- MT – 34 (0,2%)
- SE – 27 (0,4%)
- AL – 25 (0,4%)
- PA – 24 (0,4%)
- PB – 22 (0,3%)
- PI – 17 (0,3%)
- MA – 7 (0,1%)
- TO – 3 (0,05%)
- AP – 2 (0,03%)
- RO – 2 (0,03%)
- AC – 1 (0,02%)