Alemanha reduz incentivos para a compra de carros elétricos

Em alguns países, os governos oferecem incentivos para pessoas interessadas na compra de carros elétricos e híbridos. A Alemanha entra para esta lista. No entanto, o novo chanceler do Pais, Olaf Scholz, anunciou a redução destes incentivos. As medidas entrarão em vigor a partir de 2023. Veja aqui como ficarão as novas regras.

compra de carros elétricos
Na Alemanha, os incentivos para a compra de carros elétricos e híbridos serão reduzidos em 2023 (Foto: Pixabay.com)

Alemanha anuncia redução dos incentivos para a compra de carros elétricos a partir de 2023

A medida foi anunciada por Scholz nesta semana. A redução nos incentivos irão mudar de acordo com o preço do veículo vendido. De acordo com as mudanças, que começam a valer a partir de janeiro do ano que vem, os incentivos oferecidos na compra de carros 100% elétricos e híbridos que custam até 40 mil euros serão de até 4,5 mil euros.

Hyundai Kona electric (Foto: Divulgação/Hyundai)

Depois de um tempo, o valor cairá para 3 mil euros. O desconto atualmente fica entre 4,5 mil euros (carros híbridos) e 6 mil euros (carros elétricos). Um carro que esta elegível para este desconto aqui é o VW ID.3, que custa a partir de 38.060 euros.

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Já os veículos que custam entre 40 mil e 65 mil euros terão um bônus de até 3 mil euros a partir de 2023. Um motivo para isso acontecer, segundo o ministro da economia da Alemanha, Robert Habeck, é o crescimento das vendas.

“Os veículos elétricos estão cada vez mais populares e não serão mais necessários os subsídios estatais no futuro próximo”, contou Robert Habeck, ministro de economia.

Mas a história não acaba por aqui. Ainda em 2023, só que em setembro, o governo alemão não oferecerá mais subsídios para empresas privadas, ou seja, apenas pessoas físicas passariam a ter direito a usufruírem deste benefício. Já os carros híbridos plug-in (aqueles que você carrega na tomada) deixarão de ter benefícios no fim do ano que vem.

“Para a próxima fase de financiamento, estamos colocando um foco claro na proteção climática e concentrando o financiamento em veículos puramente elétricos a bateria”, explicou Habeck.

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Ford Kuga Plug-In Hybrid (Foto; Divulgação/Ford)

Por outro lado, a  presidente da VDA, Hildegard Mueller, disse à Reuters que “Em tempos de custos e encargos crescentes, a decisão de cortar unilateralmente e de forma abrangente o financiamento é incompreensível”.

Ela também não gostou dos cortes nos incentivos para empresas e disse que as frotas precisam seguir no caminho da mudança para a mobilidade elétrica.

Vendas

Foto: Divulgação/Tesla

A Alemanha é um dos países que oferecem incentivos na compra de carros elétricos. Outros países europeus, como Portugal, Espanha e Inglaterra também oferecem descontos assim. Com o passar dos anos, o número de opções de carros elétricos e híbridos cresceu e quase todas as marcas possuem um modelo assim.

Do mesmo modo, as vendas destes carros não pararam de crescer. No ano passado, as vendas de veículos deste tipo subiram para 328 mil (em comparação ao ano de 2020). Estima-se que a Alemanha tenha mais de um milhão de carros eletrificados nas ruas, sendo que mais de 600.000 são elétricos.

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Foto: Eren Goldman/Unspalsh.com

Já a participação dos carros elétricos no mercado alcançou a marca de 14%. Contando as marcas, a Volkswagen é quem tem a maior participação (20,3%). Durante o ano passado, o Tesla Model 3 teve 35.262 unidades vendidas neste mesmo país. Bom, só resta esperar para ver como o público receberá estas mudanças nos incentivos na compra de carros elétricos na Alemanha.

Com informações de Reuters

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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