GM revela segredo usado para otimizar a motorização da nova S10

Recentemente a Chevrolet lançou a nova picape S10 no país e um dos destaques do modelo ficou por conta de sua performance, aprimorada por uma inovação. Confira! 

GM revela segredo usado para otimizar a motorização da nova S10
Foto: Divulgação

Nova S10 otimizada

Não é todo veículo que conta com a geração de motor Duramax 2.8 como é o caso da nova Chevrolet S10

Graças a esse propulsor, a versão topo de linha High Country vai de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos. 

E tudo isso tem um ‘’segredo’’: a inteligência artificial como forma de otimização de desempenho. 

Através de um software de gerenciamento com suporte da IA, a picape S10 consegue combinar performance, consumo de combustível reduzido, melhor dirigibilidade e menos emissões. 

Evolução na performance

Para especialistas, ao que tudo indica, a Inteligência Artificial terá papel crucial na próxima evolução em performance dos automóveis. 

E não é difícil concordar com essa corrente de pensamento, uma vez que o recurso permite que sistemas tomem decisões com base em dados digitais. 

Assim, a IA possibilita a multiplicação da capacidade da máquina em aprender e executar tarefas complexas de forma mais rápida e eficiente.

E é exatamente dentro desse conceito que a nova picape da GM com a aplicação dos recursos de inteligência artificial e machine learning desde a concepção até seu desenvolvimento. 

A Chevrolet S10 2025 utiliza inteligência artificial também na parametrização do novo software de gerenciamento do motor, o que garante uma equação de desempenho nunca vista na categoria.

GM revela segredo usado para otimizar a motorização da nova S10
Foto: Divulgação

Detalhes da motorização da S10

A geração do motor Duramax 2.8, atua em conjunto com a inédita transmissão automática de oito marchas ou a manual de seis. 

O software de gerenciamento, calibrado com a inteligência artificial, é quem comanda o propulsor. 

Devido a esses fatores, a nova picape, na versão High Country, ganhou 1 segundo de aceleração em relação ao modelo anterior. 

Já seu consumo de diesel apresenta médias como 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. 

No que diz respeito às emissões, foi verificada uma redução de aproximadamente 13%. 

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Mais de 30 novidades

O motor Duramax 2.8 da Chevrolet S10 foi aperfeiçoado e conta com novidades de aprimoramento como novo perfil dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão, além do ajuste na taxa de compressão, para melhor processo de combustão. 

Como efeito imediato, as mudanças trouxeram aumento da potência e do torque, que subiram, respectivamente, para 207 cv e 52 kgfm.

Além disso, a força máxima da picape é alcançada numa faixa mais ampla de rotação, entre 1.600 a 2.400 rpm. 

O software incorporado na nova S10 considera mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo a pressão do combustível e a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e até o desgaste natural de componentes.

Tais configurações avançadas também beneficiam o Chevrolet Trailblazer, produzido na fábrica da General Motors em São José dos Campos, em São Paulo.

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Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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