Recentemente a Chevrolet lançou a nova picape S10 no país e um dos destaques do modelo ficou por conta de sua performance, aprimorada por uma inovação. Confira!
Nova S10 otimizada
Não é todo veículo que conta com a geração de motor Duramax 2.8 como é o caso da nova Chevrolet S10.
Graças a esse propulsor, a versão topo de linha High Country vai de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos.
E tudo isso tem um ‘’segredo’’: a inteligência artificial como forma de otimização de desempenho.
Através de um software de gerenciamento com suporte da IA, a picape S10 consegue combinar performance, consumo de combustível reduzido, melhor dirigibilidade e menos emissões.
Evolução na performance
Para especialistas, ao que tudo indica, a Inteligência Artificial terá papel crucial na próxima evolução em performance dos automóveis.
E não é difícil concordar com essa corrente de pensamento, uma vez que o recurso permite que sistemas tomem decisões com base em dados digitais.
Assim, a IA possibilita a multiplicação da capacidade da máquina em aprender e executar tarefas complexas de forma mais rápida e eficiente.
E é exatamente dentro desse conceito que a nova picape da GM com a aplicação dos recursos de inteligência artificial e machine learning desde a concepção até seu desenvolvimento.
A Chevrolet S10 2025 utiliza inteligência artificial também na parametrização do novo software de gerenciamento do motor, o que garante uma equação de desempenho nunca vista na categoria.
Detalhes da motorização da S10
A geração do motor Duramax 2.8, atua em conjunto com a inédita transmissão automática de oito marchas ou a manual de seis.
O software de gerenciamento, calibrado com a inteligência artificial, é quem comanda o propulsor.
Devido a esses fatores, a nova picape, na versão High Country, ganhou 1 segundo de aceleração em relação ao modelo anterior.
Já seu consumo de diesel apresenta médias como 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.
No que diz respeito às emissões, foi verificada uma redução de aproximadamente 13%.
Mais de 30 novidades
O motor Duramax 2.8 da Chevrolet S10 foi aperfeiçoado e conta com novidades de aprimoramento como novo perfil dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão, além do ajuste na taxa de compressão, para melhor processo de combustão.
Como efeito imediato, as mudanças trouxeram aumento da potência e do torque, que subiram, respectivamente, para 207 cv e 52 kgfm.
Além disso, a força máxima da picape é alcançada numa faixa mais ampla de rotação, entre 1.600 a 2.400 rpm.
O software incorporado na nova S10 considera mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo a pressão do combustível e a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e até o desgaste natural de componentes.
Tais configurações avançadas também beneficiam o Chevrolet Trailblazer, produzido na fábrica da General Motors em São José dos Campos, em São Paulo.
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