GM retomará produção do Onix e Onix Plus 2022, dia 16

GM
A fábrica da Chevrolet em Gravataí-RS finalmente voltará a prodzuir o Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Depois de meses de paralisação, parece que as boas notícias voltaram a chegar para a GM. A marca anunciou oficialmente que o Onix e Onix Plus voltarão a ser produzidos pela fábrica de Gravataí-RS.

O retorno das atividades acontecerá na próxima segunda-feira (16/08). A volta ocorre quatro meses depois da fábrica ser atingida pela crise dos semicondutores.

A montadora optou por uma volta mais gradual. De acordo com a ela, apenas um turno estará de volta na próxima semana. A expectativa é que toda a produção seja normalizada até o fim do ano.

Esta é uma das voltas mais esperadas. A planta da Chevrolet localizada na Região Sul do País está paralisada desde o mês de abril. Ela até ensaiou algumas datas para o retorno, mas elas tiveram que ser adiadas.

GM
Foto: Divulgação/Chevrolet

GM retomará produção do Onix e Onix Plus 2022 

Agora, ela volta para tentar recuperar o tempo perdido. E ela também volta para produzir dois dos veículos mais importantes da marca. O Onix hatch foi o veículo mais comercializado em 2020 e já esteve no topo de vendas neste ano. Mas a crise fez com que elas despencassem.

O levantamento de emplacamentos da Fenabrave mostra que o número de unidades vendidas foi de 1.387. A mesma coisa aconteceu com seu irmão Onix Plus. No mês passado, foram apenas 707 unidades negociadas em todo o Brasil. Hoje, eles podem ser encontrados com três conjuntos mecânicos, duas transmissões e seis configurações de acabamento diferentes.

GM
Foto: GM
GM
Foto: Chevrolet

Leia também: Tudo sobre o Onix Plus 2022

“O Onix é o carro preferido do consumidor brasileiro, e o retorno da produção é importante pois vamos começar a atender aos milhares de clientes que aguardam pelo produto nas concessionárias Chevrolet pelo país”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A unidade de Gravataí-RS não foi a única fábrica da GM afetada. Em São Caetano do Sul-SP, os funcionários tiveram seus contratos de trabalho suspensos. Isso ocorre desde o mês de junho. A volta deles está marcada para o próximo dia 26. Lá são feitos outros modelos, como o Tracker e o Joy.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Ela também está sendo preparada para receber a linha de produção da nova Montana. Aliás, a mesma queda vista nos números na linha Onix pode ser visto nos do SUV compacto. Sua queda foi bastante brusca e nem entre os 50 mais vendidos ele apareceu em julho.

A falta ainda atinge outras marcas

Foto: Divulgação/Renault

Semicondutores são usados em diversos equipamentos do carro. Sua falta vem atingindo em cheio o mercado automotivo de todo o mundo.  Além da Chevrolet, outras diversas marcas tiveram que paralisar suas produções.

Em julho, a empresa norte-americana Auto Forecast Solutions fez um levantamento que mostrava que o Brasil deixaria de produzir até 220 mil veículos até o final daquele mês.

Algumas montadoras ainda seguem sofrendo com a falta do componente. Na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo-SP, 1.500 funcionários estão cumprindo férias coletivas. Elas começaram em julho e estavam marcadas para acabar nesta semana. Mas não aconteceu. O turno afetado voltará ao normal apenas no fim do mês.

Foto: Divulgação/Toyota

Já a Renault só voltará a produzir seus veículos de passeio no dia 28. Por fim, a Toyota já anunciou que irá interromper a produção de veículos e motores. Isso acontecerá entre os dias 18 e 27 deste mês.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar