GM Chevrolet reduz produção de veículos elétricos
A GM reduz a produção de seus veículos elétricos, incluindo o Cadillac Lyriq e o Chevrolet Bolt EV, devido à expiração de um crédito tributário de US$ 7.500. Entenda o impacto do fim dos incentivos na indústria e no mercado de VEs.
A General Motors (GM) anunciou que vai diminuir a produção de alguns de seus principais veículos elétricos, como o Cadillac Lyriq e o Vistiq, além do futuro Chevrolet Bolt EV. A medida é uma resposta direta à expectativa de queda nas vendas, já que o Crédito Tributário Federal para Veículos Elétricos (VEs) de US$ 7.500 deve expirar no final deste mês.
GM reduz produção de veículos elétricos
A redução na produção inclui a interrupção temporária das operações em dezembro e desacelerações no primeiro semestre de 2026, com a dispensa de um turno de trabalhadores. Segundo o vice-presidente sênior da GM para a América do Norte, Duncan Aldred, a empresa prevê uma queda nas vendas de VEs no próximo trimestre e prefere não produzir em excesso.
“É quase certo que veremos um mercado de veículos elétricos menor por um tempo, e não produziremos em excesso”, afirmou Aldred. A GM, no entanto, ainda acredita que pode aumentar sua participação no mercado, apesar dos desafios.
O impacto das políticas na indústria e nos consumidores
A decisão da GM reflete um problema maior causado pela mudança nas políticas governamentais. O texto menciona que, embora as políticas do governo Trump sejam apresentadas como uma forma de promover um mercado livre e com mais opções, a remoção de incentivos, como os créditos fiscais, tem o efeito oposto.
Sem os benefícios financeiros, a demanda por VEs tende a diminuir, levando as montadoras a cortar a produção. Isso, por sua vez, limita as opções disponíveis para os consumidores, que passam a ter menos modelos de carros elétricos para escolher, ou encontram preços mais elevados.
A ação da GM demonstra como os incentivos fiscais são cruciais para a adoção de veículos elétricos e como sua ausência pode afetar toda a cadeia de produção e o próprio consumidor.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.