Gasta muito combustível? Confira dicas para otimizar o consumo e desempenho do seu carro
Já na primeira semana de 2018, os postos do país registraram aumento nos preços médios do combustível. Um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado recentemente apontou que o litro da gasolina, por exemplo, subiu de R$ 4,099, na última semana de dezembro, para R$ 4,151, no período entre 1º e 6 de janeiro.
Otimizar esse consumo e gastar menos gasolina pode ser, muitas vezes, questão de hábitos. “Você pode estar contribuindo, por puro descuido, para que seu veículo consuma mais combustível do que o necessário para fazer seus trajetos diários”, explica Eliel Bartels, engenheiro a frente do Centro de Treinamento, Tecnologia e Inovação – CTTi do Grupo Dpaschoal. Confira abaixo dicas que podem ajudar o veículo a desempenhar melhor e gastando menos:
1. Calibre os pneus correta e periodicamente
Rodar com os pneus murchos aumenta o atrito com o solo, o que eleva o consumo de combustível. “Para evitar isso, é importante saber a calibragem ideal dos pneus do seu automóvel, informação que pode ser encontrada no manual do veículo, além de verificá-la a cada quinze dias, por exemplo, sempre calibrando quando o pneu está frio”, orienta Eliel.
2. Saiba quando andar com os vidros abertos ou ar-condicionado ligado
Dirigir com uma brisa fresca no rosto é uma delícia, mas é importante ter consciência de que, quando as janelas estão abertas, a resistência do ar tende a aumentar – especialmente com o carro em alta velocidade – elevando também a quantidade de energia necessária para vencê-la. Portanto, quando na estrada ou em uma avenida expressa, o ideal é dirigir com os vidros fechados e com o ar-condicionado ligado (em uma potência moderada).
Por outro lado, o ar-condicionado, de acordo com a potência em que está ligado, pode se transformar no grande vilão, aumentando o consumo de combustível. De acordo com Bartels, “para evitar o uso do ar no máximo, é importante aproveitar as entradas de ar do carro para ventilar e, sempre que estacionar o veiculo, tentar mantê-lo na sombra”.
3. Evite carregar pesos desncessários
Quanto mais peso o veículo estiver carregando, mais combustível ele gastará para se colocar e manter em movimento. Nem sempre é possível ou conveniente diminuir a quantidade de bagagem, mas, quando houver essa possibilidade, é importante pensar bem no que será carregado, especialmente na hora de pegar a estrada. “Tudo que puder ser evitado pode contribuir para a redução do consumo e, consequentemente, de gastos.”
4. Quando possível, mantenha a velocidade constante
Nem sempre é possível evitar o processo de acelerar em seguida frear o carro, especialmente na cidade e quando tráfego está intenso. Mas é importante saber que essa sequencia de ações tende a consumir mais combustível. Por isso, seja em câmbio automático ou manual, a aceleração progressiva e contida é a melhor para aproveitar o combustível do motor.
“Ao arrancar, o motorista deve escalonar bem as marchas. A primeira é apenas para o sair da imobilidade. A segunda, deve ser utilizada até 20 km/h, a terceira até 40 km/h e assim adiante. No câmbio automático é preciso manter o pé na mesma posição para o aumento da rotação e velocidade pois, quanto mais há trocas no câmbio, maior será o consumo devido ao trabalho dos componentes internos”, detalha Eliel.
5. Revise o veículo periodicamente
O mau funcionamento de diversas partes do carro pode acarretar em maior gasto de combustível. Por isso e também para garantir a segurança e tranquilidade de quem utiliza o veículo, é importante fazer as revisões do carro conforme indicação do fabricante, antes de uma viagem longa ou quando detectar algum problema.
6. Opte por um carro econômico
No álbum, você confere os 20 modelos que gastam menos gasolina no Brasil.
- Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
- Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
- Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Ford Fusion (Foto Ilustrativa)
- Ford Fusion Hybrid – 16,8/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,31 MJ/km. Motor: 2.0 EcoBoost + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação