Gasolina aditivada ou comum, qual rende mais?

Gasolina aditivada ou comum, qual rende mais? Pedimos a ajuda do assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, Antônio José Costa, para ajudar nessa dúvida.

Gasolina aditivada ou comum, qual rende mais? Essa é uma dúvida comum em entusiastas do setor automotivo e para ajudar a responder essa pergunta, pedimos ajuda ao assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, Antônio José Costa. 

De acordo com Antônio José, a escolha ideal deve levar em conta fatores como o modelo do veículo, hábitos de direção e, claro, o orçamento. Saiba mais.

Gasolina aditivada ou comum, qual rende mais?

Um dos principais mitos sobre a gasolina aditivada é que ela rende mais do que a comum. “Em termos de rendimento, não há diferença significativa entre os dois tipos de combustíveis. A aditivada pode, no entanto, trazer benefícios a longo prazo para o motor do veículo, devido à presença de detergentes que ajudam na limpeza e proteção das peças”, explica.

Ou seja, em termos de rendimento energético, não há uma diferença comprovada entre a gasolina comum e a aditivada, uma vez que ambas fornecem a mesma quantidade de energia por litro.

O que pode acontecer é que um determinado veículo pode responder melhor com um ou outro tipo de gasolina.

Em geral, a principal diferença entre as duas gasolinas é a presença de aditivos na gasolina aditivada. Esses aditivos são detergentes e dispersantes, cujo objetivo é limpar os bicos do motor e outros componentes, além de proteger o motor contra corrosão e desgaste.

Já a gasolina comum não contém esses aditivos.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) é o órgão responsável por fiscalizar os postos e verificar a qualidade da gasolina aditivada, bem como sua composição. A Resolução ANP nº 807/2020 define, por exemplo, o valor mínimo para a massa específica a 20°C, de 715,0 kg/m3, que confere maior autonomia aos veículos.

Leia também:

Fim dos carros a gasolina pode ser realidade a partir de 2030 – estamos preparados?

Hábitos comuns podem reduzir o consumo de combustível - Foto: Feepik
Hábitos comuns podem reduzir o consumo de combustível – Foto: Feepik

Como fazer a gasolina render mais?

Para Antônio José, há alguns pontos que ajudam a manter o rendimento da gasolina. Entre eles, manter as revisões em dia e os pneus calibrados são fundamentais para assegurar o bom rendimento. 

 “Mantenha a velocidade constante e desligue o motor em paradas longas. Além disso, utilize o ar-condicionado com moderação”, orienta.

O manual do proprietário do veículo também orienta sobre o tipo de gasolina ideal, assim como outras sugestões de uso do veículo. Ao ler o manual com atenção, o proprietário garante o bom funcionamento do veículo e evita surpresas no momento de abastecer.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA