Gasolina aditivada e aditivos em frasco: entenda quais são as diferenças

Algumas montadoras sugerem que, ao abastecer o veículo, você opte sempre pelo combustível aditivado. Mas será que essa a melhor opção?

Algumas montadoras sugerem que, ao abastecer o veículo, você escolha sempre pelo combustível aditivado. Mas será que essa é realmente a melhor opção? E qual as diferenças entre a gasolina aditivada e os aditivos?

Ilustrativa

Afinal, o que é a gasolina aditivada, sua função e diferenças dos aditivos

Na gasolina aditivada a concentração do componente responsável pela limpeza do sistema geralmente é o mínimo necessário, mas em quantidade insuficiente para casos de veículos que apresentem falhas na aceleração. São necessários três ou quatro abastecimentos com tanque cheio com o combustível para fazer algum efeito prático.

Por sua vez, os aditivos para gasolina podem trazer diversos benefícios para o motor que serão sentidos na dirigibilidade, porém é importante escolher o aditivo mais adequado.

A seguir,  veremos a diferença entre os aditivos que podem ser comprados separadamente – nos postos de combustível, auto peças ou diretamente no site das fabricantes – e o combustível que já possui uma aditivação em sua composição.

(Foto: Shutterstock)

Aditivo vendido em frasco e gasolina aditivada

No caso da gasolina aditivada, os aditivos são colocados diretamente na formulação do combustível. Essa composição química tem pouca variedade entre uma marca e outra, mas normalmente tem propriedades de limpeza, que ajudam na remoção de resíduos e da sujeira de uma maneira simples.

Já o aditivo vendido em frasco pode ser colocado separadamente, de acordo com a necessidade ou a cada abastecimento. Sua função detergente remove e evita a formação de resíduos carbônicos da queima da gasolina. Sua função dispersante ajuda na quebra dos resíduos para que possam ser expelidos pelo próprio sistema de exaustão. 

Além disso, tem outras funcionalidades, garantindo que a gasolina, ou até mesmo o etanol, traga economia do consumo de combustível, redução na emissão de poluentes, melhor rendimento e ainda ajude na preservação do motor.

 

Vale a pena abastecer com a gasolina aditivada?

O mais importante é você conhecer bem a procedência de todas as substâncias que vai colocar no carro. Portanto, quando possível, abasteça no posto de sua confiança e faça a aditivação mais adequada. Desconfie de preços abaixo do mercado.

No caso dos veículos flex, no entanto, o aditivo vendido em frasco deve ser adequado ao tipo de combustível utilizado. Para isso, existem produtos específicos, como o aditivo para motor flex, que pode ser usado tanto para o etanol quanto para a gasolina, sem prejudicar o funcionamento do motor.

(Foto: Shutterstock)

Aproveite e vejaEleições 2022 e inflação devem afetar política de preços da Petrobras

Benefícios do aditivo em frasco

O aditivo para combustíveis pode trazer importantes benefícios. Ele otimiza e adiciona propriedades ao combustível. Além de fazer o veículo rodar adequadamente, ajuda a cuidar do motor e evitar danos irreversíveis.

Outra vantagem é que você conhece a procedência do produto que está adicionando ao tanque. Para quem abastece em diferentes postos, o aditivo vendido em frasco é a opção mais segura para garantir a aditivação adequada e o correto funcionamento do motor.

Conteúdo produzido em parceria com a Bardahl

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile