Ford já testa tecnologia de áudio inteligente para carros; veja do que ela é capaz

áudio inteligente para carros ford
Ford Focus (Ilustrativa / Foto: Ford)

A cada tempo que passa, novas tecnologias são lançadas para reforçar os sistemas de segurança veiculares. O novo sistema da Ford, desenvolvido na Europa, permitirá ao motorista identificar o tipo e a direção de um objeto que se aproxima. Com ela, o sistema emite alertas que simulam ruídos do objeto, entenda os detalhes.

Ford testa novo sistema de segurança por áudio na Europa, veja como funciona
Ford testa novo sistema de segurança por áudio na Europa, veja como funciona (Foto: Divulgação)

Ford testa equipamento com tecnologia de áudio inteligente para carros, trazendo segurança para os motoristas

Novos equipamentos e sistemas de tecnologia são testados a todo momento por parte das montadoras que visam gerar mais segurança no momento da condução e diminuir os índices de acidentes, sejam eles leves ou fatais.

Entre as marcas, está a Ford, que está testando na Europa uma tecnologia que permitirá ao motorista saber intuitivamente quando um objeto se aproxima do veículo, de que tipo ele é e de onde vem. Os primeiros resultados já são promissores, segundo a montadora.

VEJA TAMBÉM

Esse novo sistema de alerta inteligente usa alto-falantes especiais que simulam os ruídos de veículos, campainhas de bicicletas e até passos de pedestres.

Ford usa a tecnologia de realidade aumentada em serviços de manutenção, entenda
(Foto: Divulgação)

Novo sistema reproduz sons para o que motorista saiba qual o objeto que se aproxima

Os veículos da Ford já contam, hoje, com tecnologias de assistência ao motorista e sensores que geram alertas visuais e sonoros quando há a aproximação de pedestres, ciclistas e outros veículos, e também podem acionar a frenagem autônoma de emergência se necessário.

Os alertas de áudio direcionais levam esses sistemas a um novo nível. Um software desenvolvido pela Ford recebe as informações dos sensores e seleciona o som apropriado, que é reproduzido pelo alto-falante mais próximo do obstáculo.

“Os sons de alerta atuais já informam o motorista quando é preciso tomar cuidado em determinadas situações. Essa nova tecnologia permitirá saber exatamente qual é o perigo e de onde ele está vindo”, diz Oliver Kirstein, engenheiro de software e conectividade da Ford Europa.

Ford testa novo sistema de segurança por áudio na Europa, veja como funciona
Através do novo sistema, o motorista é capaz de identificar de onde vem o ruído, bem como qual o objeto que se aproxima (Foto: Divulgação)

Testes já começaram a ser feitos e resultados são promissores

De acordo com a montadora, testes feitos em ambiente controlado mostraram que com os alertas de áudio direcionais os motoristas conseguiram identificar corretamente a natureza e a origem do perigo em cerca de 75% das vezes.

Além disso, mesmo quando é usado apenas o som de alerta convencional no alto-falante especial, os motoristas acertaram a localização do objeto em 70% das vezes.

Os engenheiros também criaram um cenário real de teste, em que um veículo sai de uma vaga de estacionamento e um pedestre se aproxima, acionando o alerta com som de passos. Os participantes responderam de forma positiva e intuitiva ao alerta, especialmente quando ele foi reproduzido por um alto-falante específico.

Segundo os engenheiros, esses resultados poderão ser aprimorados no futuro com o uso de som espacial 3D, como o usado em cinemas e jogos, para que os motoristas identifiquem melhor a origem do perigo.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar