GAC GS3 pode estrear no Brasil com motor flex para enfrentar T-Cross, Creta e HR-V
Novo SUV GAC GS3 pode chegar ao Brasil com motor flex, mirando rivais como T-Cross, Creta e HR-V. Veja mais
O GAC GS3 está prestes a desembarcar no Brasil e pode vir com uma surpresa importante: motor flex. A informação foi confirmada pelo diretor de engenharia e manufatura da marca, Leonardo Lukacs, em entrevista ao Autoesporte, que revelou que a adaptação para uso de etanol já está em desenvolvimento.
A intenção é clara: adequar o SUV compacto à realidade do consumidor brasileiro e disputar espaço com rivais como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
O que já sabemos sobre o GAC GS3?
Segundo Lukacs, a conversão do motor 1.5 turbo a gasolina para a tecnologia bicombustível é prioridade. Inicialmente, o objetivo é alinhar o modelo às diretrizes do programa Mover, que incentiva o uso do etanol associado a soluções eletrificadas.
Atualmente GAC já mantém parceria com três universidades brasileiras para desenvolver essa tecnologia. Outras marcas chinesas, como BYD e GWM, também estão adaptando seus modelos para o combustível vegetal no país.
Há duas estratégias possíveis: lançar o GS3 a gasolina ainda em 2025 e atualizá-lo para flex depois ou adiar a estreia para 2026 já com a motorização adaptada.
Como é o GAC GS3?
O GS3 foi lançado no mercado internacional em 2023 e se destaca pelo porte ligeiramente superior ao de alguns concorrentes diretos. Ele mede 4,41 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos — mesma medida do T-Cross.
O design é marcado por linhas agressivas, grade frontal ampla integrada ao para-choque e maçanetas retráteis, algo pouco visto em SUVs compactos a combustão. Enquanto isso, na traseira, as lanternas triangulares são ligadas por um aplique na tampa do porta-malas.
Sob o capô, o motor 1.5 turbo entrega 177 cv e 27,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. No exterior, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h.
Versões e equipamentos previstos
A princípio, o GS3 deve chegar ao Brasil com duas versões principais:
Comfort
- Seis airbags
- Câmera de ré
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
- Faróis de LED
- Alerta de mudança de faixa
- Alerta de colisão frontal
- Frenagem automática de emergência
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Rodas de liga leve de 18”
- Ar-condicionado automático
- Chave presencial
- Central multimídia
Executive
- Todos os itens da Comfort
- Carregador por indução
- Porta-malas elétrico
- Faróis automáticos
- Bancos de couro com ajuste elétrico
- Teto solar panorâmico
- Retrovisores rebatíveis
- Câmera 360°
GAC GS3 será forte o bastante contra T-Cross e Creta?
Atualmente, o segmento de SUVs compactos é um dos mais disputados no Brasil. Além de T-Cross e Creta, o GS3 terá que encarar Honda HR-V, Nissan Kicks e modelos de marcas chinesas que já conquistam espaço, como BYD Yuan Plus.
Contudo, a vantagem do GAC pode estar justamente na combinação de equipamentos avançados, desempenho acima da média e adaptação para o uso de etanol, algo que costuma pesar na decisão de compra do público brasileiro.
Veja também: Ninguém escapa: carrinhos da Hot Wheels podem ficar mais caros devido a tarifas de Trump
Se a marca realmente lançar o GAC GS3 flex, ele pode se tornar um dos lançamentos mais relevantes do segmento nos próximos anos. Agora, resta saber qual estratégia a marca vai adotar para enfrentar os líderes de vendas.
Comente abaixo: você, acha que o GAC GS3 tem fôlego para encarar T-Cross e Creta?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.