Fusca elétrico da FuelTech; saiba como foi possível e detalhes do modelo
Conheça o Fusca elétrico que tem autonomia de 150 km e foi desenvolvido através de parceria de duas empresas brasileiras.
Para alguns, a eletrificação é o futuro do mercado automotivo, e até mesmo clássicos que marcaram gerações são convertidos. Conheça o Fusca elétrico da FuelTech que tem autonomia de 150 km, conheça.
Fusca elétrico FTE: conheça o modelo que serviu de protótipo para a conversão de carros a combustão em modelos 0 emissão
O Brasil, assim como diversos outros países ao redor do mundo caminham para um futuro eletrificado, onde os tradicionais carros a combustão serão minoria entre a frota total.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, até o fim de julho, a frota de eletrificados no país (híbridos e elétricos), deve atingir o marca de 100 mil unidades.
Porém, o desenvolvimento dos modelos não depende única e exclusivamente das montadoras. Diversas empresas também estão empenhadas em auxiliar o desenvolvimento do setor.
A FuelTech, junto com a Weg, ambas empresas brasileiras, se uniram em parceria para desenvolver um kit conversor de carros a combustão em modelos 100% elétricos. E o veículo experimental foi um Fusca.
Importante ressaltar que as modificações feitas no modelo não alteraram o DNA do saudoso Volkswagen Fusca. Algo que foi uma preocupação das empresas desde o início, preservar a originalidade do carro.
Nesse aspecto, a alteração realizada foi a remoção do motor original pelo propulsor elétrico. Além de é claro, acrescentar o sistema de carregamento das baterias, que nesse caso, adota o padrão Type 2, o mais usados nos carregadores públicos brasileiros.
O plug do carregamento encontra-se escondido embaixo da placa traseira do modelo, justamente para que não houvessem modificações estéticas aparentes.
Fusca elétrico conta com 150 km de autonomia
O modelo é composto por um conjunto de baterias de 25 kWh, que rende ao carro uma autonomia de 150 km, com um tempo de recarga de 9 horas, aproximadamente.
Parte do equipamento foi instalado usando a própria furação feita para fixação do tanque de combustível, os cabos foram passados pela tubulação. Já a outra parte encontra-se na traseira do carro.
O propulsor elétrico da WEG rende ao modelo 67 cv de potência e 13,2 kgf,m de torque. Através dele, o carro consegue uma velocidade máxima de 140 km/h, superandos os modelos da JAC, como o E-JS1 e o da Renault, o Kwid E-Tech.
São necessários R$ 100 mil para fazer a conversão
Por mais que o projeto senha interessante, ele ainda é inviável, tendo em vista o alto valor investido para a conversão. De acordo com a Fueltech, são necessários R$ 100 mil para a conversão total, sendo R$ 45 mil apenas do conjunto de lítio NMC e R$ 22 mil somente do motor e conversor.
Porém, no comparativo com os carros elétricos disponíveis no mercado nacional, a adaptação ainda é mais viável, tendo em vista que o Kwid E-TECH, elétrico mais barato do país tem preço de R$ 146.990.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.