Fusca elétrico chinês estreia com polêmica; entenda o caso

O ORA Ballet Cat. conhecido como "Fusca elétrico chinês", está chamando a atenção por conta dos nomes controversos de suas versões.

Lembra do ORA Ballet Cat? O carro chinês fez a sua estreia e já teve seus preços anunciados. Mas ele vem em acumulando uma série de polêmicas. No caso mais recente, o “Fusca elétrico chinês” está chamando a atenção por conta de seus modos com nomes controversos. Sem falar que o carro realmente lembra o clássico veículo da Volkswagen.

Fusca elétrico chinês

Depois de muito mistério, o ORA Ballet Cat, que custa entre 193 mil yuans e 223.000 yuans, foi lançado. (Foto: Divulgação/ORA)

Tudo sobre as polêmicas envolvendo o ORA Ballet Cat, o “Fusca elétrico chinês”

O ORA Ballet Cat foi lançado no mercado chinês recentemente e custa a partir de 193 mil yuans (cerca de R$ 136.312, em conversão direta). Já a versão mais cara custa 223 mil yuans. No entanto, o “Fusca elétrico chinês” vem causando polêmica por vários motivos. E a mais recente envolve o modo com que a marca apresentou algumas funções do carro.

Fusca elétrico chinês

ORA Ballet Cat (Foto: Divulgação/ORA)

Lembrando que este é um veículo elétrico voltado ao público feminino. Um destes modos que vem chamando a atenção atende pelo nome de “Lady Driving Mode” (Modo Direção Feminina, em tradução livre). Este é um pacote de equipamentos de assistência no trânsito e que, segundo a própria marca, traz alguns ajustes para o público feminino.

A função pode ajudar o carro a manter uma distância maior com relação ao veículo da frente ao usar o controle de cruzeiro automático (ACC). O pacote ainda traz assistência de estacionamento por meio de comando de voz e o detector de fadiga. Este carro vem ainda com o “Wind and Wave Mode” (Modo Vento e Onda).

Este serve para os momentos de condições climáticas adversas. No caso, o veículo faz ajustes na luzes, nos limpadores e no ar-condicionado. Além disso, as janelas são fechadas e o ACC é ligado. Mas um terceiro equipamento do ORA Ballet Cat é aquele que vem causando mais polêmica.

ORA Ballet Cat (Foto: Divulgação/ORA)

Esta função se chama “Warm Man Mode” (Modo Homem Aquecido, em tradução livre). É isso mesmo que você está lendo! Neste caso, são acionados o ar-condicionado e o aquecimento dos bancos do carro. A explicação do item também chama a atenção.

No comunicado à imprensa, a marca dá a entender que esta função pode ser usada pelas mulheres quando estiverem no período menstrual. Ou seja, um fato que deve causar mais repercussão nos próximos meses.

Vale ressaltar que o “Fusca elétrico chinês” traz ainda uma câmera de selfie na região do para-sol (com luzes de LED em volta da tela) e um lugar específico para guardar a maquiagem.

Detalhes do modelo

ORA Ballet Cat (Foto: Divulgação/ORA)

Assim como o ORA Punk Cat, o ORA Ballet Cat não é chamado de “Fusca elétrico chinês” a toa. Vários elementos de seu design lembra o clássico da Volkswagen. Na dianteira, podemos destacar o capô e as partes cromadas na parte inferior. Os faróis são um pouco diferentes.

Saem as peças com formato redondo e entram as peças com um formato mais quadrado. Outra semelhança perceptível são as maçanetas. Também podemos destacar o fato da parte traseira do carro trazer linhas semelhantes às linhas do VW Fusca original.

O formato das lanternas traseira é bastante parecido com a forma dos faróis dianteiros. Destacam-se ainda os detalhes cromados no para-choque e o spoiler na tampa do porta-malas. Este carro mede 4.401 mm de comprimento, 1.867 de largura e 1.633 de altura.

Fusca elétrico chinês

ORA Ballet Cat (Foto: Divulgação/ORA)

Por dentro, alguns itens tecnológicos se misturam com detalhes retro. Um bom exemplo disso são as telas digitais (painel de instrumentos e central multimídia) e o volante. O ORA Ballet  Cat está equipado com um motor elétrico que rende 171 cv de potência e 250 Nm de torque. Tanto o tamanho da bateria quanto a autonomia mudam de acordo com a versão.

O ORA Ballet Cat pode ser encontrado com uma bateria de 49 kWH (até 400 km de autonomia) e 60 kWh (até 500 km de autonomia). Lembrando que o “Fusca elétrico chinês” está registrado no INPI. Bom, só nos resta esperar pelos próximos capítulos e ver se a Great Wall irá realmente lançá-lo por aqui.

Com informações de CarNewsChina.com/ORA

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA