Furto de rodas de carros cresce; saiba como prevenir e se proteger

O furto de rodas de carros vem crescendo em todo o Brasil. Esta nova onda de casos está atingindo várias regiões do País, como Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Várias imagens de carros sem os componentes, que são vitais para fazer o carro se movimentar, estão circulando em meios de comunicação. Veja algumas dicas para evitar os furtos.

Furto de rodas de carros
Os casos de rodas de carros furtadas cresceram em várias partes do Brasil (Foto: Unsplash.com)

Vários casos de furto de rodas de carros foram relatados no Brasil

Esta é uma ação que já acontece faz tempo. Muitos motoristas brasileiros já foram vítimas destes meliantes que furtam rodas de carros parados na rua. Estas pessoas tiram os componentes e deixam o veículo em cima de tijolos ou pedras. Quando os motoristas voltam para pegar seus carros, se deparam com o estrago.

Isso pode acontecer a qualquer momento e em qualquer local. Mas os casos de furto de rodas de carros estão se tornando mais frequentes nas últimas semanas. A cidade de Recife, capital do estado do Pernambuco, é uma das cidades onde os casos estão crescendo.

VEJA TAMBÉM

Furto de rodas de carros
Foto: Unsplash.com

De acordo com o Jornal do Commercio, a policia local está investigando diversos boletins de ocorrência registrados por conta do crime. Várias regiões, como a Zona Sul da cidade, foram afetadas.

Já o jornalista e colunista do UOL Carros, Jorge Moraes, divulgou em suas rede sociais mais casos que aconteceram no Pernambuco. Além disso, compartilhou furtos que ocorreram no Distrito Federal.

Agora, no Rio de Janeiro, imagens de um Hyundai HB20 sem as rodas começaram a circular em várias redes sociais nas últimas semanas. Informações dão conta que o veículo estava estacionado em uma vaga de estacionamento no Shopping Metropolitano, localizado na Barra da Tijuca.

Sobre este caso, um motorista de aplicativo acabou sendo descoberto após a investigação da polícia. Diversos casos de furtos de rodas de veículos também foram registrados em cidades do estado de São Paulo.

Mas o que devo fazer para me prevenir?

Furto de rodas de carros
Foto: Pixabay.com

Como foi descrito acima, os casos de furto de rodas de carros estão aumentando em várias partes do Brasil. Com isso, os motoristas precisam ter cuidado para não serem as próximas vítimas destes meliantes. Há certas recomendações que estes condutores podem seguir para evitar maiores problemas.

Se o objetivo for dificultar a ação destas pessoas que estão cometendo estes atos, o uso de parafusos de segurança pode ser uma boa ideia. Isso porque um destes parafusos possui uma chave segredo. Em entrevista ao UOL, o vendedor de uma loja que vende acessórios no bairro da Lapa (São Paulo), Luís Moraes, falou sobre a procura deste produto.

“O uso de parafusos é uma garantia extra. Não vale a pena arriscar, então muitas pessoas estão procurando a loja para isso. Alguns nem passaram pelo crime, mas preferem se precaver”, disse Moraes ao portal UOL.

Foto: Pexels.com

Também é recomendado o uso de lona no estepe do carro (em casos onde o equipamento fica exposto). Aquelas dicas básicas sobre o local e o horário estacionar o carro também podem ser seguidas.

O motorista precisa evitar, por exemplo, estacionar em ruas com menos movimento e estacionar na rua durante a noite. Lembrando que é sempre bom se prevenir também por conta do alto custo de um novo conjunto de rodas originais.

Seguro auto

Furto de rodas de carros
Foto: Unsplash.com

É possível acionar o seguro auto em casos de rodas furtadas? A indenização por parte da seguradora em casos assim irá depender da apólice do seguro. Em casos de rodas originais, por exemplo, a ocorrência até estar inclusa como cobertura tradicional.

No entanto, certas seguradoras podem não pagar também. Para isso, é recomendado procurar uma seguradora e escolher um plano que tenha cobertura para roubo/furto de rodas de carros.

Com informações de UOL/Jornal do Comércio PE/RZI Seguros

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar