Estradas elétricas já existem? Saibam como elas são capazes de carregar um carro

De carro elétrico dificilmente você nunca ouviu falar, mas e com relação a estradas elétricas? Caso a resposta seja não, vale a pena a leitura.

Estradas elétricas já existem! Saibam como elas são capazes de carregar um carro
Conceito quebra principal adversidade de comprar um carro elétrico atualmente, como recarregar (Foto: Pixabay)

Estradas elétricas

Atualmente o mercado de carros elétricos vive seu momento mais promissor no Brasil, assim como acontece em vários países do mundo. 

O avanço desse segmento só não ocorre de forma mais acentuada desde já, entre outros fatores, por uma causa: a infraestrutura ainda inicial em lugares como o Brasil, por exemplo. 

VEJA TAMBÉM

Dessa forma, uma das maiores objeções a quem ainda resiste aos carros elétricos se dá com relação ao seu carregamento. 

É exatamente aí que entram as estradas elétricas, desenvolvidas para recarregar o veículo em movimento, ao mesmo tempo em que ele se desloca. 

Projeto

As estradas elétricas ainda não existem, mas com a tecnologia cada vez mais avançada, não estranhamos se isso virar realidade muito em breve. 

A ideia por trás dos projetos mais ambiciosos nas principais nações do mundo, tem a intenção de construir estradas elétricas, ou seja, que recarreguem os veículos ao passo em que eles estarão em movimento. 

A ação visa complementar as já existentes recargas convencionais dos veículos elétricos em pontos específicos. 

Além disso, a ideia seria também uma solução para ônibus e caminhões e não somente carros leves. 

Sendo assim, o conceito de estradas elétricas evitaria as frequentes paradas para recarregar os veículos. 

Do mesmo modo, contar com carregamento ao longo de percursos estendidos seria uma grande atrativo para a migração ainda mais expressiva para esse conceito de mobilidade que privilegia a sustentabilidade.  

Onde?

Como muitos dos avanços relacionados ao setor automotivo, o conceito em fase de estudos tem tudo para dar seu primeiro passo nos Estados Unidos em alguns anos. 

A proposta teria a finalidade de dinamizar os deslocamentos de carros e ônibus, principalmente como forma de facilitar o transporte coletivo e deve ter início em Detroit, no centro-oeste do país. 

Se os estudos conseguirem avançar como esperam os especialistas, já a partir de 2024, as primeiras estradas elétricas devem ser testadas na prática. 

A solução seria ainda mais importante para áreas com desenvolvimento ainda inicial em eletrificação, como as zonas rurais. 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar