Fúria Elétrica: Ferrari Elettrica prepara carro de 1.000 CV, tração integral e engenharia revolucionária
FERRARI ELÉTRICA REVELADA! O primeiro EV de Maranello terá mais de 1.000 cv, 4 motores, 537 km de autonomia e 0-100 km/h em 2,5s. Menor que o Purosangue, é pura inovação. Veja os detalhes da engenharia.
A lendária marca de Maranello finalmente começou a desvendar os segredos de seu primeiro veículo totalmente elétrico, o Ferrari Elettrica. Em vez de uma transição cautelosa, a Ferrari apostou em uma abordagem radical e inovadora, prometendo um carro com mais de 1.000 cavalos de potência e dimensões mais compactas que o Purosangue, seu FUV (Ferrari Utility Vehicle).
Ferrari Elettrica prepara carro de 1.000 CV
Embora a marca ainda não tenha revelado o estilo da carroceria, os detalhes técnicos divulgados prometem impressionar tanto engenheiros quanto entusiastas de velocidade.
O Elettrica foi projetado para ser um EV que honra o legado de desempenho da Ferrari. A meta de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e uma velocidade máxima de 308 km/h (192 mph) coloca-o diretamente no topo dos superesportivos.
A engenharia da Ferrari concentrou-se em mitigar o peso extra da bateria. O Elettrica terá um peso total de 5.070 libras (cerca de 2.300 kg), o que representa apenas 170 libras (cerca de 77 kg) a mais que o Purosangue.
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Dimensões: Com uma distância entre eixos de 116,5 polegadas, o Elettrica é 2,3 polegadas mais curto que o Purosangue. Isso sugere um layout de quatro lugares, possivelmente um sucessor espiritual do GTC4Lusso.
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Inovação: A Ferrari afirma que mais de 60 inovações tecnológicas patenteadas foram desenvolvidas para este EV, demonstrando o compromisso de Maranello em ser líder, não seguidora, na eletrificação.
Quatro Motores e Força Absurda
O trem de força do Elettrica é o seu grande destaque, utilizando um sistema de tração integral composto por quatro motores desenvolvidos internamente, utilizando o know-how da Fórmula 1.
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Potência Total: A combinação dos quatro motores (dois na frente e dois atrás) gera um total de mais de 1.000 cv. O par dianteiro produz 282 cv, e o par traseiro, 831 cv.
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Torque: A Ferrari cita o torque nas rodas, resultando em números estratosféricos: 2.582 lb-ft (356 kgfm) no eixo dianteiro e 5.900 lb-ft (815 kgfm) no eixo traseiro.
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Dinâmica: O eixo dianteiro pode ser desconectado quando a potência máxima não é necessária. A transmissão de energia entre eixos utiliza novos conectores inteligentes, que reduzem o peso total do carro.
Bateria, Autonomia e Ciclística
A bateria Blade do Elettrica possui 122 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia projetada de cerca de 537 km. Ela utiliza tecnologia de 800 volts, permitindo um carregamento rápido de até 350 kW.
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Recorde Mundial: A Ferrari alega ter alcançado a maior densidade energética de qualquer veículo elétrico de produção do planeta, com 195 Wh/kg, superando até mesmo o Rimac Nevera.
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Estrutura: A bateria atua como um componente estrutural que aumenta a rigidez da carroceria e garante um centro de gravidade 80 milímetros mais baixo que o Purosangue.
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Manutenção: Em uma jogada inédita, a bateria foi projetada para ser removível e reparável sem comprometer o restante da estrutura, facilitando futuras atualizações tecnológicas.
O conjunto ciclístico, que inclui suspensão ativa de 48V (desenvolvida pela Multimatic), direção nas quatro rodas e vetorização de torque em cada eixo, promete uma agilidade que faz o carro parecer muito mais leve do que realmente é. Para os puristas, o modelo inclui alavancas de câmbio que permitem controlar progressivamente a potência/torque e a regeneração, simulando a sensação de frenagem do motor.
Mil cavalos de potência, tração integral e alta tecnologia: a Ferrari acertou no alvo com o Elettrica? Você acha que este EV será um “melhor carro para dirigir do que um Purosangue com motor V12”? Comente abaixo sua expectativa sobre o primeiro elétrico de Maranello!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.