Empresas estampadoras de placas Mercosul são alvo de investigação em SP

Diversas empresas envolvidas em fraude em placas de veículos foram autuadas em nova operação. O esquema desviava recursos, fornecia placas aos motoristas de maneira totalmente irregular e envolvia múltiplas empresas criadas para se esquivar das investigações.

Mais de 200 empresas foram autuadas na operação
Operação autuou mais de 200 empresas (Imagem: Reprodução/Detran-SP)

Operação desmonta em SP empresas estampadoras em esquema de fraude em placas

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, realizou na última sexta (18/08) a “Operação Estampadoras”. 

O foco desta foi desarticular um esquema ilegal de obtenção e comercialização de códigos de autorização de estampagem de placas Mercosul. A ação se estendeu pelas cidades de São Paulo e São José dos Campos.

VEJA TAMBÉM

Dessa maneira, resultou no bloqueio de mais de 200 empresas estampadoras de placas Mercosul em todo o Estado de São Paulo.

Essas empresas estavam envolvidas em um sofisticado esquema de obtenção e repasse de códigos de autorização de estampagem.

Elas obtinham os códigos e, em seguida, os repassavam a outras empresas por valores abaixo dos oficiais. Assim contornavam as regulamentações estabelecidas pelo Detran-SP.

Para cada placa estampada, deixou de recolher-se uma taxa equivalente a R$ 29,12.

Um esquema sem fim

Uma vez que eram pegos, os envolvidos no esquema abriam novas empresas com novos CNPJs após terem suas atividades descredenciadas. Isso lhes permitia continuar operando de forma irregular e escapar das medidas punitivas.

Mas, durante a Operação Estampadoras foi possível desarticular a operação. 

Além disso, ela também resultou na apreensão de evidências significativas. Celulares, computadores, talonários e notas fiscais emitidas, máquinas de cobrança e insumos para a estampagem foram apreendidos.

Os responsáveis pelas empresas bloqueadas foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos e deverão enfrentar processos administrativos e criminais.

Por fim, adotará-se medidas para ressarcir o débito em relação às taxas não recolhidas.

Como saber se uma estampadora é legal?

Caso tenha alguma dúvida sobre a legalidade da estampadora, ou queira uma camada a mais de segurança, é possível checar. Para isso basta:

  • Acessar o site oficial do Detran – SP;
  • Ir na aba “Parceiros”;
  • Escolher a opção “Desmontes”;
  • Em seguida, ir em “Empresas registradas”.

Lembre-se também de sempre pedir a nota fiscal.

Caso encontre algum estabelecimento irregular ou seja vítima de alguma frase, há diversas maneiras de fazer a denúncia:

São ótimas noticiais o sucesso dessa operação. Afinal, fraudes em placas como essas trazem insegurança ao processo e ainda desviam impostos que retornariam como melhorias para todos. Por isso a denúncia e a vigilância constante são essenciais!

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar