Formas de reduzir o valor do financiamento de veículos (antes ou depois do contrato)
Reduzir o valor do financiamento de veículos é possível, antes ou depois de estar com o carro ou moto. Veja dicas de como proceder
Não é incomum que muitas pessoas que financiam um carro ou moto acabem atrasando o pagamento das parcelas e entrando em dívidas. Porém, existem saídas para reduzir o valor do financiamento de veículos (parcelas) para serem tomadas antes de assinar o contrato ou após iniciar o pagamento das parcelas. Veja as dicas da Zapay – startup de tecnologia que oferece soluções de débitos de veículos.
Em dívida com a negociação ou quer pagar parcelas baixas? Confira as dicas para reduzir o valor do financiamento de veículos
Dê uma boa entrada no financiamento
Se você ainda está no processo para iniciar o financiamento de veículo, então, uma boa forma de reduzir os valores com juros é a oferta de uma entrada generosa.
De fato, a oferta de um bom valor de entrada é uma das melhores dicas sobre como reduzir o valor do financiamento de veículos. Isso porque o banco ou financeira entende que o cliente é um bom comprador e oferecerá taxas de juros excelentes para esse financiamento.
Aumento do total de parcelas
De acordo com a Zapay, vale solicitar o aumento do total de parcelas é uma das saídas mais indicada para quem está passando por problemas financeiros ou sofre uma redução na renda. Apesar de reduzir o valor das parcelas, o pagador terá que lidar com o pagamento a longo prazo e poderá pagar mais juros devido a esse período maior.
Por isso, antes de iniciar um financiamento de veículo, procure entender sua situação econômica e se será possível arcar com os gastos com o carro.
Peça uma pausa e se reorganize
Se você está procurando como reduzir o valor do financiamento de veículos porque não tem condições financeiras para arcar com as parcelas, então uma das alternativas é dar uma pausa para se organizar financeiramente.
Algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade de interromper os pagamentos das prestações, sem cobrar multas ou aumentar os juros do financiamento. No entanto, o cliente precisa estar em dia com os pagamentos das parcelas e entrar em contato com a instituição para a verificação dessa possibilidade, orienta a Zapay.
Faça a revisão contratual
Se você não está conseguindo lidar com as prestações do seu financiamento e precisa reduzir os valores das parcelas, então solicite uma revisão contratual. Afinal, alguns contratos de financiamento possuem cláusulas abusivas que contém juros e taxas ilegais.
Peça uma revisão contratual se sentir que as cláusulas precisam ser reanalisadas e redefinidas, visando a redução do valor de suas parcelas.
Faça uma amortização de juros
A amortização de juros é o pagamento gradual ou parcial de um valor maior do financiamento através das parcelas. De acordo com a Zapay, o comprador precisa quitar algumas parcelas antecipadamente para reduzir os valores pagos do financiamento de veículo, principalmente reduzir ou eliminar juros.
Essa é uma ótima opção para quem está com a vida financeira estável e deseja diminuir o saldo em aberto, reduzindo também os valores das parcelas restantes e o tempo de quitação.
Peça a portabilidade do financiamento do seu veículo
Se notar que a taxa se tornou abusiva ao longo do financiamento do seu veículo, então peça a portabilidade para finalizar o pagamento em outra instituição. Sem dúvidas, uma das melhores dicas sobre como reduzir o valor do financiamento de veículos é a pesquisa pela portabilidade.
Assim, ao transferir todo o saldo devedor para outro banco ou financiadora, você poderá reduzir as prestações do financiamento.
Você pode gostar também de: Preços dos combustíveis, assalto no posto? Veja o que diz especialista
Busque outras opções de financiamento
Buscar por outras opções de financiamento é um dos últimos recursos para quem gostaria de escolher essa opção de crédito, sugere a Zapay. Após pesquisar, fazer simulações e descobrir que os valores do financiamento de veículos não podem ser arcados com as suas condições financeiras, então é hora de pensar em outras opções de crédito.
Se já estiver pagando as parcelas do seu financiamento, mas surgir a vontade de mudar de formato de crédito, então entre em contato com a empresa financiadora para realizar uma negociação e reduzir os juros. Por fim, a Zapay esclarece que existem bancos e financeiras que aceitam ouvir propostas e tentar negociar internamente para se equiparar às condições que você precisa.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.