Ford submete picape Ranger a “teste de 10 anos” em 24 Horas com motorista robô
A Ford usou um motorista robô para submeter a picape Ranger Super Duty a um teste de 10 anos em 24 horas. Saiba como a montadora provou que o seu slogan "Built Ford Tough" não é apenas marketing.
A Ford levou a sério o slogan “Built Ford Tough” e provou a durabilidade da sua picape Ranger Super Duty de uma forma extrema. Em um teste inovador, a montadora utilizou um robô para dirigir o veículo por 24 horas ininterruptas, simulando uma década de uso intenso em apenas um dia. O palco para o desafio foi uma pista de testes artificialmente brutal na Austrália.
Ford submete picape Ranger a “teste de 10 anos” em 24 Horas com motorista robô
No Campo de Provas You Yangs, na Austrália, a Ford projetou uma pista chamada Silver Creek. Diferente de uma trilha 4×4 comum, este trecho foi criado para ser o mais agressivo possível, com 300 ondulações aleatórias que testam o chassi ao limite. A
Ford explica que uma única volta em Silver Creek gera mais de 2.000 movimentos na suspensão, focando na durabilidade de coxins, articulações e conectores. O objetivo é simular 10 anos de “abuso por dirigir em condições adversas”.
O Robô Piloto e a Carga Máxima
A intensidade do teste de Silver Creek seria insuportável para um motorista humano. Por isso, a Ford programou um robô autônomo para a missão. O robô pilotou a Ranger Super Duty 24 horas por dia, sob todas as condições climáticas, sem dar trégua ao veículo.
Para tornar o desafio ainda maior, a picape foi submetida ao teste carregada com sua massa bruta máxima de 4.500 kg. A Ford queria provar que, se a picape conseguisse sobreviver a Silver Creek totalmente carregada, ela poderia suportar qualquer coisa que um proprietário lhe impusesse na vida real.
Este teste robusto e sem piedade reforça que a promessa de robustez da Ford não é apenas um slogan.
Você acredita que esses testes extremos realmente garantem a durabilidade dos veículos? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.