Ford registra, nos EUA, patente de motor movido a hidrogênio

Ford desenvolve motor movido a hidrogênio para manter vivo negócio de motores a combustão. Veja como funcionam os carros a hidrogênio

Em meio a todas as notícias a respeito dos investimento da Ford Motor Company no desenvolvimento de veículos elétricos, como o Mustang Mach-e e a picape F-150 Lightning, os engenheiros da empresa vêm explorando silenciosamente maneiras de manter saudável o negócio com motores a combustão interna, incluindo um novo método de combustão: o hidrogênio.

Sem alarde, a montadora registrou, no US Patent and Trademark Office, uma patente de motor movido por esse combustível. 

Ford Motor CompanyFord Motor Company

O que são carros a hidrogênio

Os carros movidos a hidrogênio são uma tecnologia que com toda a certeza fará parte da evolução do setor automotivo nas próximas décadas.

Também conhecidos como carros fuel cell, são veículos híbridos que utilizam o hidrogênio como fonte de energia. A principal diferença entre um carro a hidrogênio e os veículos elétricos é que os primeiros produzem a eletricidade no próprio veículo, não sendo necessária a carga de energia na rede elétrica.

A tecnologia do motor a hidrogênio consiste em juntar o hidrogênio presente no tanque de abastecimento com o oxigênio do ambiente exterior. Essa união gera uma reação que produz energia elétrica.

É essa energia que alimenta o motor elétrico e recarrega a bateria do automóvel. As baterias dos carros fuel cell são mais pequenas do que as que estão presentes nos veículos elétricos. São apenas utilizadas na fase de arranque do veículo e nos momentos em que se atingem picos de potência.

Foto: Uol / Reprodução

Como funcionam os carros fuel cell

Os carros fuel cell têm de ser abastecidos com hidrogênio. Um abastecimento de 6 kg de hidrogênio, que é o suficiente para atingir a autonomia total de tipo de veículo, demora apenas cerca de cinco minutos – consideravelmente mais rápido do que abastecer um veículo elétrico.

Essa vantagem indica que os veículos a hidrogénio tendem a ser a tecnologia favorita a ser desenvolvida nos próximos anos. Além do abastecimento rápido e da autonomia elevada, os carros fuel cell não emitem gases poluentes. Ao contrário purificam o ar ao libertarem vapor de água.

Os pontos de abastecimento de hidrogênio podem ser acrescentados aos postos de combustível convencionais – o hidrogênio pode ser armazenado até na superfície.

A grande dificuldade para disseminação da tecnologia fuel cell é o fato de as matérias primas utilizadas para produzir as baterias serem muito caras, em comparação às dos carros elétricos e híbridos. Isto faz com que os próprios veículos sejam também mais caros.

Ford

O que cobre a patente da Ford

A Ford criou um método de combustão que permite que um motor turboalimentado a hidrogênio opere em uma ampla gama de “valores lambda ar/combustível”, dependendo das demandas de torque. A recirculação interna dos gases de escape e o sincronismo das válvulas seriam usados para controlar a combustão.

Em linhas gerais, a letra grega lambda (λ) é utilizada para definir o Fator Lambda, que corresponde à razão de equivalência da relação ar/combustível real (que está acontecendo no veículo naquele momento) com a relação considerada ideal (ou estequiométrica) para uma mistura.

A patente requerida pela Ford cobre apenas o método de combustão e o controle de misturas de hidrogênio. Mais trabalho terá de ser feito para criar um projeto de motor capaz de otimizar esse método. 

Veja o que já sabemos sobre o novo Ford Everest, SUV de sete lugares que atua no mercado asiático e que será lançado dia 1 de março.

(Foto: Auto Evolution)

Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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