Ford Mustang GTD faz história e quebra novo recorde de velocidade: 20,7 km e 73 curvas em menos de 7 minutos
O Mustang GTD 2025 fez história ao completar Nurburgring abaixo de sete minutos, marcando um feito inédito
O Ford Mustang GTD 2025 se tornou o primeiro carro norte-americano a completar Nurburgring em menos de sete minutos, estabelecendo um novo marco de desempenho.
Mustang GTD 2025 faz história com volta abaixo de sete minutos em Nurburgring
O circuito de Nurburgring Nordschleife, localizado na Alemanha, é amplamente reconhecido como o padrão ouro para o desenvolvimento de carros esportivos.
Nesse cenário desafiador, o Ford Mustang GTD 2025 se destacou ao se tornar o primeiro veículo de uma marca norte-americana a completar uma volta abaixo de sete minutos, em uma pista também famosa pelo apelido “Inferno Verde”.
Pilotando o Mustang GTD, equipado com impressionantes 815 cavalos de potência, Dirk Muller, da Multimatic Motorsports, registrou o tempo oficial de 6 minutos, 57 segundos e 685 milésimos.
Apenas seis esportivos de produção em série atingiram essa marca histórica, e o Mustang GTD ocupa agora a quinta posição no ranking oficial de Nurburgring, alcançando o objetivo traçado por Jim Farley, presidente da Ford, durante o lançamento do carro em agosto de 2023.
“A equipe por trás do Mustang GTD usou o que aprendemos em décadas na pista e projetou um supercarro que pode competir com os melhores do mundo”, disse Jim Farley.
“Estamos orgulhosos de ser a primeira montadora norte-americana a ter um carro capaz de completar uma volta em Nurburgring abaixo de sete minutos. Mas não estamos satisfeitos, sabemos que o Mustang GTD pode render muito mais. Por isso, voltaremos.”
Documentário “Road to the Ring” mostra a jornada do Mustang GTD
Esse marco histórico foi resultado do esforço de uma equipe pequena e dedicada de engenheiros e designers, que, ao longo de dois anos, transformaram o Mustang GT3 de corrida na mais rápida e potente versão de rua do esportivo.
O processo de preparação para esse desafio, marcado por trabalho árduo e emoção, é detalhado no documentário “Road to the Ring”, com 13 minutos de duração, disponível para o público neste link.
O documentário oferece uma visão dos bastidores dos testes realizados com o Mustang GTD, que começaram em pistas lendárias nos Estados Unidos, como Sebring, e culminaram nas intensas sessões de desenvolvimento em Nurburgring.
Entre os entrevistados estão Jim Farley, Dirk Muller, Larry Holt (diretor técnico da Multimatic), Greg Goodall (engenheiro-chefe do Mustang GTD), Anthony Colard (gerente de design do Mustang GTD) e outros membros das equipes.
O Mustang GTD simboliza o auge do desempenho da linha Mustang, utilizando conhecimentos adquiridos pela Ford Performance e pela Multimatic no programa de competição do Mustang GT3, especialmente em áreas como aerodinâmica e configuração para pistas.
Contudo, ele não está restrito às regulamentações das corridas GT3, que limitam o uso de tecnologias avançadas essenciais para uma volta abaixo de sete minutos em Nurburgring.
Entre essas tecnologias estão os freios de carbono-cerâmica, aerodinâmica ativa, supercharger e suspensão semiativa.
A carroceria de fibra de carbono, também presente nos modelos GT3, foi empregada.
Embora seja um carro de produção em série, o Mustang GTD utilizado no circuito incluía equipamentos de segurança obrigatórios, como banco de competição com cinto de cinco pontos e gaiola de proteção.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.