Ford muda o rumo: gigante abandona planos de elétricos puros para carros maiores
Ford cancela novos projetos de elétricos e foca em híbridos e picapes a gasolina. Confira a nova estratégia da marca e o investimento de US$ 2 bilhões em energia.
Em uma reviravolta estratégica significativa, a Ford anunciou que está recalibrando sua rota rumo à eletrificação total. Após sucessivos adiamentos, a montadora confirmou que a próxima geração da picape F-150 Lightning não será exclusivamente elétrica, mas sim uma híbrida plug-in. Além disso, a próxima geração da van E-Transit elétrica foi cancelada.
Ford muda o rumo: gigante abandona planos de elétricos puros para carros maiores
A mudança de planos é uma resposta direta à demanda de mercado abaixo do esperado para veículos elétricos de grande porte, somada aos altos custos de produção e pressões regulatórias.
A Ford agora projeta que cerca de 50% de suas vendas globais serão de veículos eletrificados (híbridos tradicionais, plug-in e elétricos) até 2029. Para alcançar essa meta, quase toda a linha da marca ganhará opções híbridas, incluindo modelos de alta performance.

Os novos planos para as fábricas nos EUA revelam o novo foco:
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Fábrica de Ohio (2029): Produzirá uma nova van comercial acessível, com versões a gasolina e híbridas, substituindo o projeto da van elétrica cancelada.
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Fábrica do Tennessee (2029): O centro que seria exclusivo para elétricos agora produzirá novas picapes a gasolina acessíveis. A Ford destacou que este será um modelo inédito, que não faz parte da família F-Series.
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Fábrica de Louisville (2027): Início da produção de uma nova picape média elétrica baseada na plataforma “Universal EV”, focada em ser mais compacta e barata.
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Diversificação: Energia para Data Centers
Com a redução na produção de baterias para veículos, a Ford encontrou um novo nicho: o armazenamento de energia. A empresa planeja investir US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 12,2 bilhões) nos próximos dois anos para expandir sua divisão de baterias voltada para infraestrutura e data centers.
A expectativa é que essa guinada estratégica leve a divisão de veículos eletrificados da marca, a “Model e”, a atingir a lucratividade total até o final de 2029.
Resumo das principais mudanças:
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F-150 Lightning: Deixa de ser apenas elétrica para se tornar híbrida plug-in.
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E-Transit: Nova geração elétrica cancelada em favor de modelos híbridos e a combustão.
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Investimento em Energia: US$ 2 bilhões (R$ 12,2 bilhões) para armazenamento de energia.
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Novos Caminhões: Lançamento de picapes a gasolina inéditas fora da linha F-Series em 2029.

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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.