Ford mostra evolução dos volantes do Mustang nos últimos 50 anos
Quer saber um pouco mais sobre a evolução dos volantes? Então confira este álbum com diversos modelos utilizados no Ford Mustang. Quando o primeiro foi lançado, há 50 anos, os volantes eram grandes, finos e, além de comandar as rodas, no máximo incorporavam a buzina. Atualmente, no entanto, eles reúnem cada vez mais funções, acompanhando o avanço da eletrônica embarcada. Por conta de todas as mudanças pelas quais passou, ele deixou de ser apenas uma peça mecânica e tornou-se um elemento de conveniência, interatividade e beleza.
- A primeira geração do Mustang, de 1964, estreava o padrão clássico do capô longo e o volante tinha três raios de alumínio e diâmetro de 16 polegadas | Foto: Divulgação
- Em 1967, a peça torna-se ajustável em sete posições diferentes; além de facilitar a entrada e saída do veículo, ela vinha com configuração mais esportiva | Foto: Divulgação
- No ano seguinte, 1968, o Mustang recebeu coluna de direção retrátil, que reduzia a possibilidade de lesão em caso de acidentes; nessa época o volante ganhou controle da buzina no aro central | Foto: Divulgaçãon
- Foi apenas em 1974 que o item ganhou dois raios revestidos em couro; a direção assistida com pinhão e cremalheira permitiu a oferta de um volante menor: 15 polegadas| Foto: Divulgaçãon
- Em 1979, a inovação principal foi a inserção de mais dois raios, totalizando quatro; mais multifuncional, o volante contava com comandos do limpador de para-brisa e faróis | Foto: Divulgação
- O Mustang SVO foi lançado em 1984 com uma nova versão com motor turbo de quatro cilindros, e seu volante ganhou três raios com ajuste de altura e profundidade | Foto: Divulgaçãon
- O primeiro airbag só foi instalado em 1990; por conta disso, a buzina teve de ser transferida para os botões laterais | Foto: Divulgação
- No ano de 1994, a quarta geração do Mustang fez uma homenagem ao modelo original e exibiu um volante com comando de buzina ao centro | Foto: Divulgaçãon
- Em 2005, a quinta geração do carro trouxe o volante de três raios de volta; o material utilizado para o revestimento foi o couro | Foto: Divulgaçãonn
- A tecnologia SYNC foi acoplada pela primeira vez em 2010; com vários botões adicionados, a peça ganhou aspecto mais multifuncional; os acabamentos também foram modernizados | Foto: Divulgação
- Em 2013 o volante do Mustang tornava-se o centro de controle de tecnologia do veículo; para isso, ele passou a incluir um botão de quatro vias, além de confirmação da tela de instrumentos | Foto: Divulgação
- A sexta geração, de 2015, veio com volante redesenhado com até 20 botões; os da direita comandam a função SYNC e o rádio, e os da esquerda controlam o piloto automático e a tela do painel | Foto: Divulgação
- Os Mustang Shelby GT350 e GT350R têm volante de base reta e revestimento em Alcantara, inspirado em carros de corrida; seus controles permitem fazer inúmeros ajustes | Foto: Divulgação
- Fotos mostram a história dos volantes do Mustang em mais de 50 anos de fabricação | Foto: Divulgação
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.