Ford Mondeo: carro vendido na China que faria sucesso no Brasil
O novo Ford Mondeo foi lançado na China com design fastback, motor 2.0 EcoBoost de 261 cv e tela 4K de 27 polegadas. Descubra por que este sedã de luxo, que não será vendido no Brasil, faria grande sucesso por aqui.
A Ford segue firme em sua estratégia global de focar em picapes e SUVs, o que resultou na descontinuação de sedãs clássicos como o Fusion nas Américas e o Mondeo na Europa. No entanto, enquanto o Ocidente lamenta a ausência de carros de passeio sofisticados, a Ford lançou uma nova geração espetacular do Mondeo exclusivamente na China. Este sedã moderno, com apelo fastback e tecnologia de ponta, é o tipo de veículo que faria enorme sucesso no Brasil se fosse comercializado por aqui.
O Ford Mondeo Chinês: Um Salto Tecnológico
O novo Ford Mondeo é fruto de uma parceria com a chinesa Changan e representa um contraste total com o segmento que a Ford abandonou globalmente. O modelo é um sedã grande e sofisticado, que atende a uma clientela que ainda valoriza o desempenho e a digitalização da cabine.

Os destaques que fariam o Mondeo um sucesso no Brasil:
-
Design Fastback Moderno: O novo Mondeo adota um perfil cupê de quatro portas (fastback) com linhas baixas e dinâmicas, abandonando a estética mais “quadradona” do passado. O design é agressivo e atual, o que conquistaria rapidamente o público brasileiro que busca estilo.
-
Cabine Digital de Última Geração: O interior é uma vitrine de tecnologia. O principal destaque é uma tela única de 27 polegadas com resolução 4K, que domina o painel, integrando o quadro de instrumentos e a central multimídia. Tal nível de digitalização não é visto na maioria dos carros vendidos no Brasil.
-
Motorização Potente: Enquanto a Europa focava em opções híbridas ou descontinuava o modelo, o Mondeo chinês aposta em desempenho. O conjunto mecânico principal é o motor 2.0 EcoBoost turbo que entrega cerca de 261 cv de potência e 40 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas – um desempenho que o colocaria à frente de muitos SUVs e sedãs médios por aqui.

Por Que o Brasil Ficou de Fora?
O Mondeo (conhecido como Fusion nas Américas) foi descontinuado na Europa em março de 2022. O motivo oficial da Ford é a “mudança nas preferências do consumidor”, que migrou maciçamente para SUVs e crossovers. Por essa razão, a Ford não tem planos de trazer o novo Mondeo (que é fabricado pela Changan Ford) para a Europa ou para as Américas.
Leia aqui: Fim de uma era: Ford encerra a produção global de hatch após 27 anos
No lugar do Mondeo no Ocidente, a Ford tem apostado em modelos como o Evos (um crossover com perfil fastback que, na China, é considerado um sucessor do Mondeo/Fusion) e no desenvolvimento de sua futura linha de utilitários esportivos elétricos. Para os consumidores brasileiros, no entanto, o novo Mondeo chinês reforça a sensação de que o mercado nacional ficou de fora de uma nova geração que combina tradição (o nome) e tecnologia (o sedã).
Você trocaria um SUV por um Ford Mondeo 261 cv com tela 4K de 27 polegadas? Comente!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.