Ford Maverick quer ser a anti-Toro, mas será que vai conseguir?

A Ford Maverick traz de volta um nome nostálgico, já que remete ao modelo vendido no Brasil durante os anos 1970. Porém, ela será uma picape.

A Ford Maverick traz de volta um nome nostálgico, já que remete ao modelo vendido no Brasil durante os anos 1970. Porém, a denominação será dada a uma picape intermediária, de porte próximo ao da Fiat Toro, e que foi revelada na semana passada nos Estados Unidos. E ela tem tudo para ser um dos próximos lançamentos da marca do oval azul no território brasileiro.

Dessa forma, fica o questionamento para esse futuro embate: será que a Maverick conseguirá fazer frente ao sucesso da picape da Fiat?

Picape da Ford pretende concorrer com a Fiat Toro |Foto: Divulgação/Ford

Ford Maverick: ela será a anti-Toro?

Primeiramente, é importante ressaltar que este é um exercício de futurologia. Afinal, para comparar de fato as duas picapes é preciso andar em ambas. E como a Maverick só surgiu para o público norte-americano, por ora só resta comparar as dimensões e propostas de uso dela e da Toro.

Embora pareça maior do que realmente é – talvez por conta do visual inspirado na F-150 –, na verdade a Ford Maverick tem tamanho semelhante ao da Toro. São 5,07 m de comprimento, 3,07 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,74 m de altura. Dessa forma, ela tem 13 cm a mais de um para-choque ao outro e 8 cm a mais no entre-eixos. Altura e largura são iguais em ambas.

Se o tamanho é próximo, a motorização é relativamente diferente. Sob o capô, a Maverick terá duas opções de conjunto mecânico: um 2,5l híbrido de 193 cv de potência combinada atrelada a um câmbio automático do tipo CVT. Já o outro motor é o 2,0l Ecoboost turbo de 253 cv. Nesse caso, a transmissão é a automática de oito marchas, a mesma do Ford Bronco.

O mais provável é que esse motor seja o escolhido para vir para o mercado brasileiro. Dessa forma, a picape seria mais potente que a Toro, mas só beberia gasolina, enquanto a Fiat tem propulsores flex e diesel.

Versatilidade

A Ford Maverick utiliza boas soluções para seu interior. Um exemplo é o bom porta-trecos que há debaixo do banco traseiro. Com isso, a Ford criou um compartimento que aparenta ser espaçoso e que fica protegido.

Ford adotou boas soluções no interior |Foto: Divulgação/Ford

Porém, a caçamba da Ford consegue ser, ao mesmo tempo, melhor e pior que a da Toro. Isso porque ela leva vantagem na litragem (são 942 litros contra 937 litros da Fiat). No entanto, a capacidade de peso é menor. Enquanto a Maverick consegue transportar 680 kg, a Toro é capaz de levar 750 kg na versão 1.3 turbo e 1 tonelada com o motor diesel.

Ponto determinante: o preço

O preço é justamente o que deve afastar as duas picapes. Nacional, a Fiat Toro tem uma ampla gama de versões e preços que vão entre R$ 115 mil e R$ 190 mil, aproximadamente.

Já a Ford Maverick será importada. E, assim como o Bronco, deverá vir em apenas uma versão e com preços superiores aos R$ 150 mil.

Interior é moderno e tem elementos do Bronco |Foto: Divulgação/Ford

Dessa forma, por mais que possa ser uma picape mais próxima da Toro que a Renault Duster Oroch, e até prometendo um bom conjunto, a Maverick tende a ser mais uma sombra da líder, mas ainda longe de disputar de igual para igual, da mesma forma que acontece com Jeep Compass e Ford Bronco.

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Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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