Tags

Notícias

Ford Ka zera teste de impacto em novo relatório do Latin NCAP; veja outros modelos que decepcionaram

Créditos: Foto: Divulgação
25 outubro, 2017
Leo Alves

Em novo relatório divulgado pelo Latin NCAP, entidade que avalia a segurança dos carros vendidos e fabricados na América Latina, o Ford Ka não obteve nenhuma estrela na proteção para adultos. Para crianças o desempenho foi melhor, conseguindo três das cinco possíveis. Lembrando que no primeiro teste realizado com o modelo, em 2015, o resultado foi de quatro estrelas para adultos.

LEIA MAIS: Novo Volkswagen Polo conquista cinco estrelas em teste de segurança

Onix tira zero em teste de colisão; Proteste pedirá para modelo ser retirado do mercado

Desde 2016 a instituição endureceu os critérios de avaliação, passando a exigir o teste de impacto lateral. Foi justamente nesse aspecto que o Ford Ka zerou. De acordo com o relatório, por não oferecer airbags laterais e nem dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura, o ocupante adulto sofreu altas lesões no peito. Outro problema foi a coluna B, que acabou “invadindo” a cabine com o impacto.

“Estamos surpresos de que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU”, afirmou o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furnas. “Portanto, fazemos questão de solicitar a todos os governos da América Latina a adotar, de forma urgente, a certificação padrão do teste de batida frontal e lateral da ONU e que, enquanto isso, os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para todos os carros.”

O resultado é preocupante por se tratar do terceiro veículo mais vendido do País, ficando atrás apenas do Chevrolet Onix – que também zero no mesmo teste – e do Hyundai HB20.

Clube da vergonha

Apesar do resultado negativo, não foi somente o Ka que não conseguiu um bom desempenho na avaliação de colisão. Outros veículos vendidos no Brasil também já decepcionaram. Confira a galeria especial do Garagem360 e sabia se seu carro está na lista.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.