Ford Ka zera teste de impacto em novo relatório do Latin NCAP; veja outros modelos que decepcionaram
Em novo relatório divulgado pelo Latin NCAP, o Ford Ka não obteve nenhuma estrela na proteção para adultos. Para crianças, consegui três das cinco possíveis
Em novo relatório divulgado pelo Latin NCAP, entidade que avalia a segurança dos carros vendidos e fabricados na América Latina, o Ford Ka não obteve nenhuma estrela na proteção para adultos. Para crianças o desempenho foi melhor, conseguindo três das cinco possíveis. Lembrando que no primeiro teste realizado com o modelo, em 2015, o resultado foi de quatro estrelas para adultos.
LEIA MAIS: Novo Volkswagen Polo conquista cinco estrelas em teste de segurança
Onix tira zero em teste de colisão; Proteste pedirá para modelo ser retirado do mercado
Desde 2016 a instituição endureceu os critérios de avaliação, passando a exigir o teste de impacto lateral. Foi justamente nesse aspecto que o Ford Ka zerou. De acordo com o relatório, por não oferecer airbags laterais e nem dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura, o ocupante adulto sofreu altas lesões no peito. Outro problema foi a coluna B, que acabou “invadindo” a cabine com o impacto.
“Estamos surpresos de que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU”, afirmou o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furnas. “Portanto, fazemos questão de solicitar a todos os governos da América Latina a adotar, de forma urgente, a certificação padrão do teste de batida frontal e lateral da ONU e que, enquanto isso, os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para todos os carros.”
O resultado é preocupante por se tratar do terceiro veículo mais vendido do País, ficando atrás apenas do Chevrolet Onix – que também zero no mesmo teste – e do Hyundai HB20.
Clube da vergonha
Apesar do resultado negativo, não foi somente o Ka que não conseguiu um bom desempenho na avaliação de colisão. Outros veículos vendidos no Brasil também já decepcionaram. Confira a galeria especial do Garagem360 e sabia se seu carro está na lista.
- Ford Ka: zero estrela para adultos e três estrelas para crianças |Foto: Divulgação
- Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ford Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix: zero estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
- Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou. O problema também foi o impacto lateral |Foto: Divulgação
- Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças |Foto: Divulgação
- A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 |Foto: Divulgação
- Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 |Foto: Divulgação
- Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste |Foto: Divulgação
- Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
- Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação |Foto: Divulgação
- Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes |Foto: Divulgação
- Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Ford Fiesta: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Na verdade o modelo analisado pelo Global NCAP, na Europa, foi o Ford Figo, versão indiana do antigo Fiesta Rocam brasileiro; sem airbags, o hatch foi mais um que decepcionou na avaliação |Foto: Divulgação
- Ford Ka: uma estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
- A geração antiga do Ka também foi avaliada sem airbags e decepcionou na proteção para adultos em teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Jac J3: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
- Testado em 2012 pelo Latin NCAP, o J3 conseguiu as mesmas notas que diversos hatchs brasileiros, mas a versão do chinês tinha airbag duplo, que pouco adiantou para contribuir em sua nota |Foto: Divulgação
- Kia Picanto: zero estrela para adultos e uma estrela |Foto: Divulgação
- No Brasil o Picanto sempre teve aibags, mas a versão testada não tinha as bolsas infláveis, o que contribuiu para a avaliação ruim do hatch |Foto: Divulgação
- Lifan 320: zero estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
- Também não foi analisado com airbags, mas sua carroceria fiou bastante deformada após o impacto |Foto: Divulgação
- Nissan Tiida Sedan: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Nunca fez muito sucesso no Brasil, assim como seu crash-test sem airbags feito pela Latin NCAP em 2015 |Foto: Divulgação
- Peugeot 207: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Sucedido pelo 208, o hatch é mais um a não conseguir boa nota na versão sem airbags na avaliação do Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Renault Clio: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: Divulgação
- Próximo da aposentadoria no Brasil, o Clio decepcionou no teste realizado em 2013 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Renault Kwid: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Confirmado para o Brasil, o Kwid não foi bem no teste feito pelo Global NCAP; tanto a versão sem airbag como a equipada com a bolsa inflável para o motorista receberam a mesma nota; a Renault se manifestou e disse que a versão nacional terá estrutura reforçada e seguirá as normas nacionais |Foto: Divulgação
- Renault Sandero: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- A geração antiga do Sandero foi mais um hatch a decepcionar sem os airbags; a avaliação foi feita em 2012 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Suzuki Swift: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: By OSX (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- O Swift foi vendido no Brasil somente na versão esportiva, mas no teste feito pelo Global NCAP, com uma versão mais básica e sem airbags, o hatch japonês teve desempenho abaixo da média |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Em 2010, em um dos primeiros testes do Latin NCAP, o Gol foi testado e não foi bem na versão sem airbags |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.