Onix tira zero em teste de colisão; Proteste pedirá para modelo ser retirado do mercado

Atualizado às 15h10

Nesta quinta-feira (11), o Programa de Avaliação de Carros novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou as novas notas de seus testes de colisão. Carro mais vendido no Brasil, o Chevrolet Onix não conseguiu nenhuma estrela na proteção para adultos. Para ocupantes infantis o resultado foi melhor, obtendo três das cinco estrelas possíveis.

O resultado fez com que a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), parceira do Latin NCAP, se posicionasse afirmando que vai pedir a retirada do Onix do mercado. Procurada pelo Garagem360, a Chevrolet divulgou uma nota em que diz que seu veículo “cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”. A marca norte-americana também afirma que tem investido na melhoria da segurança rodoviária em todo o mundo e que busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP”, aponta Henrique Lian, gerente de relações institucionais e mídia da Proteste. “De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos, respectivamente.”

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Segundo o Latin NCAP, o principal problema foi no teste de impacto lateral. Ele evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, principalmente porque o Onix não contava com dispositivos de absorção de energia para este tipo de colisão.

Quem também teve um mal desempenho foi o Kia Rio Sedan. Importado da Coreia do Sul, mas sem ser vendido no Brasil, o modelo foi ainda pior que o Chevrolet. Ele não obteve estrelas na proteção para adultos e só conseguiu uma na proteção para crianças. Seu problema foi a falta dos airbags e freios ABS, além do cinto de segurança também ter deixado a desejar.

Clube da vergonha

Embora o resultado dos modelos tenha sido decepcionante, eles não são os únicos. Confira na galeria outros carros que também foram mal no teste de colisão.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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