Ford confirma fim do Fiesta no Brasil e fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo
A Ford emitiu um comunicado nesta terça-feira (19) confirmando o fim do Fiesta no Brasil. Na nota, a empresa norte-americana também diz que deixará...
A Ford emitiu um comunicado nesta terça-feira (19) confirmando o fim do Fiesta no Brasil. Na nota, a empresa norte-americana também diz que deixará de produzir caminhões na América do Sul, encerrando as linhas Cargo, F-4000 e F-350. A decisão faz parte do plano de reestruturação da companhia no continente.
Fim do Fiesta no Brasil
Como consequência, a empresa anunciou encerrará as operações de manufatura na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ao longo de 2019. “Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
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De acordo com a Ford, esta decisão se alinha a outras iniciativas recentes. Elas incluem:
- Redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região.
- Fortalecimento da linha de produtos, com ênfase em SUVs e picapes, cuja preferência tem crescido entre os consumidores, e encerramento da produção do Focus na Argentina.
- Expansão das parcerias globais, como a recente aliança com a Volkswagen para desenvolver picapes de médio porte.
Carros que saíram de linha
Com o fim do Fiesta, confira na galeria abaixo outros carros que devem sair de linha em breve no Brasil.
- Ford Fiesta: marca confirmou em fevereiro o fim de sua produção no Brasil |Foto: Divulgação
- Ford Fiesta: marca confirmou em fevereiro o fim de sua produção no Brasil |Foto: Divulgação
- Ford Fiesta: marca confirmou em fevereiro o fim de sua produção no Brasil |Foto: Divulgação
- Ford Fiesta: marca confirmou em fevereiro o fim de sua produção no Brasil |Foto: Divulgação
- Ford Fiesta: marca confirmou em fevereiro o fim de sua produção no Brasil |Foto: Divulgação
- Ford Fiesta: marca confirmou em fevereiro o fim de sua produção no Brasil |Foto: Divulgação
- Chevrolet Montana: a geração atual foi lançada em 2010 e era baseada no Agile. O hatch deixou o mercado há 5 anos, mas a picape segue em linha, mesmo sem vender tanto quanto no passado. Pode dar espaço para uma picape média, do porte da Fiat Toro |Foto: Divulgação
- Chevrolet Montana: a geração atual foi lançada em 2010 e era baseada no Agile. O hatch deixou o mercado há 5 anos, mas a picape segue em linha, mesmo sem vender tanto quanto no passado. Pode dar espaço para uma picape média, do porte da Fiat Toro |Foto: Divulgação
- Chevrolet Montana: a geração atual foi lançada em 2010 e era baseada no Agile. O hatch deixou o mercado há 5 anos, mas a picape segue em linha, mesmo sem vender tanto quanto no passado. Pode dar espaço para uma picape média, do porte da Fiat Toro |Foto: Divulgação
- Fiat Doblò: lançado no Brasil em 2001, ele recebeu sua última reestilização em 2009. Esquecido na linha Fiat, pode estar em seu último ano de mercado |Foto: Divulgação
- Fiat Doblò: lançado no Brasil em 2001, ele recebeu sua última reestilização em 2009. Esquecido na linha Fiat, pode estar em seu último ano de mercado |Foto: Divulgação
- Fiat Doblò: lançado no Brasil em 2001, ele recebeu sua última reestilização em 2009. Esquecido na linha Fiat, pode estar em seu último ano de mercado |Foto: Divulgação
- Fiat Doblò: lançado no Brasil em 2001, ele recebeu sua última reestilização em 2009. Esquecido na linha Fiat, pode estar em seu último ano de mercado |Foto: Divulgação
- Fiat Grand Siena: a segunda geração do sedã estreou em 2012 e não passou por grandes mudanças durante sua vida. Desde o ano passado é vendido apostando no custo-benefício. Tudo para não atrapalhar as vendas do Cronos, seu sucessor. Pode se despedir em breve |Foto: Divulgação
- Fiat Grand Siena: a segunda geração do sedã estreou em 2012 e não passou por grandes mudanças durante sua vida. Desde o ano passado é vendido apostando no custo-benefício. Tudo para não atrapalhar as vendas do Cronos, seu sucessor. Pode se despedir em breve |Foto: Divulgação
- Fiat Grand Siena: a segunda geração do sedã estreou em 2012 e não passou por grandes mudanças durante sua vida. Desde o ano passado é vendido apostando no custo-benefício. Tudo para não atrapalhar as vendas do Cronos, seu sucessor. Pode se despedir em breve |Foto: Divulgação
- Fiat Weekend/Adventure: com 20 anos de mercado, a veterana segue como uma das últimas peruas nacionais. Porém, com as vendas em baixa, não deve durar muito mais no mercado |Foto: Divulgação
- Fiat Weekend/Adventure: com 20 anos de mercado, a veterana segue como uma das últimas peruas nacionais. Porém, com as vendas em baixa, não deve durar muito mais no mercado |Foto: Divulgação
- Fiat Weekend/Adventure: com 20 anos de mercado, a veterana segue como uma das últimas peruas nacionais. Porém, com as vendas em baixa, não deve durar muito mais no mercado |Foto: Divulgação
- Ford Focus: tanto o hatch quanto o sedã, que é vendido comercialmente como fastback, estão com os dias contados. Sua produção será encerrada em maio na fábrica da Argentina, de onde é importado para o Brasil. Com quase 20 anos de mercado, deixará fãs órfãos |Foto: Divulgação
- Ford Focus: tanto o hatch quanto o sedã, que é vendido comercialmente como fastback, estão com os dias contados. Sua produção será encerrada em maio na fábrica da Argentina, de onde é importado para o Brasil. Com quase 20 anos de mercado, deixará fãs órfãos |Foto: Divulgação
- Ford Focus: tanto o hatch quanto o sedã, que é vendido comercialmente como fastback, estão com os dias contados. Sua produção será encerrada em maio na fábrica da Argentina, de onde é importado para o Brasil. Com quase 20 anos de mercado, deixará fãs órfãos |Foto: Divulgação
- Ford Focus: tanto o hatch quanto o sedã, que é vendido comercialmente como fastback, estão com os dias contados. Sua produção será encerrada em maio na fábrica da Argentina, de onde é importado para o Brasil. Com quase 20 anos de mercado, deixará fãs órfãos |Foto: Divulgação
- Hyundai Tucson: veterano, ele pode ter dado espaço em sua linha de montagem para os modelos da Chery, já que a planta é da CAOA |Foto: Divulgação
- Hyundai Tucson: veterano, ele pode ter dado espaço em sua linha de montagem para os modelos da Chery, já que a planta é da CAOA |Foto: Divulgação
- Mitsubishi Lancer: o sedã ganhou sobrevida no ano passado, mas não deve durar muito, já que o Brasil é um dos poucos países que ainda vende o Lancer |Foto: Divulgação
- Mitsubishi Lancer 2019. (Foto: Divulgação)
- Peugeot 308: o segmento dos hatches médios já não tem mais o mesmo brilho que antes. A populaização dos SUVs fez com que este segmento passasse a ser um mero coadjuvante no ranking de vendas. A situação do 308 é ainda pior por ele estar defasado em relação ao europeu e por vender muito pouco. Pode se despedir em breve |Foto: Divulgação
- Peugeot 308: o segmento dos hatches médios já não tem mais o mesmo brilho que antes. A populaização dos SUVs fez com que este segmento passasse a ser um mero coadjuvante no ranking de vendas. A situação do 308 é ainda pior por ele estar defasado em relação ao europeu e por vender muito pouco. Pode se despedir em breve |Foto: Divulgação
- Peugeot 308: o segmento dos hatches médios já não tem mais o mesmo brilho que antes. A populaização dos SUVs fez com que este segmento passasse a ser um mero coadjuvante no ranking de vendas. A situação do 308 é ainda pior por ele estar defasado em relação ao europeu e por vender muito pouco. Pode se despedir em breve |Foto: Divulgação
- Peugeot 408: assim como seu irmão hatch, o sedã também não tem conseguido boias vendas. Em um mercado dominado pelo Toyota Corolla, o modelo da Peugeot pode estar com os dias contados |Foto: Divulgação
- Peugeot 408: assim como seu irmão hatch, o sedã também não tem conseguido boias vendas. Em um mercado dominado pelo Toyota Corolla, o modelo da Peugeot pode estar com os dias contados |Foto: Divulgação
- Peugeot 408: assim como seu irmão hatch, o sedã também não tem conseguido boias vendas. Em um mercado dominado pelo Toyota Corolla, o modelo da Peugeot pode estar com os dias contados |Foto: Divulgação
- Volkswagen Fox: atualmente ele é o projeto mais antigo da marca vendido no Brasil. Lançado em 2003, seu futuro é ameaçado pelo sucesso do Polo e pelas boas vendas do Gol. Atualmente é vendido em duas versões, mas pode deixar o mercado em breve, principalmente para abrir espaço na linha de montagem para o T-Cross |Foto: Divulgação
- Volkswagen Fox: atualmente ele é o projeto mais antigo da marca vendido no Brasil. Lançado em 2003, seu futuro é ameaçado pelo sucesso do Polo e pelas boas vendas do Gol. Atualmente é vendido em duas versões, mas pode deixar o mercado em breve, principalmente para abrir espaço na linha de montagem para o T-Cross |Foto: Divulgação
- Volkswagen Fox: atualmente ele é o projeto mais antigo da marca vendido no Brasil. Lançado em 2003, seu futuro é ameaçado pelo sucesso do Polo e pelas boas vendas do Gol. Atualmente é vendido em duas versões, mas pode deixar o mercado em breve, principalmente para abrir espaço na linha de montagem para o T-Cross |Foto: Divulgação
- Volkswagen SpaceFox: assim como o hatch, também é um projeto da década passada, tendo sido lançada em 2006. A perua não aparece mais no site da montadora |Foto: Divulgação
- Volkswagen SpaceFox: assim como o hatch, também é um projeto da década passada, tendo sido lançada em 2006. A perua não aparece mais no site da montadora |Foto: Divulgação
- Volkswagen SpaceFox: assim como o hatch, também é um projeto da década passada, tendo sido lançada em 2006. A perua não aparece mais no site da montadora |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.