Ford EcoSport 15 anos: relembre a evolução do modelo ao longo do tempo

Em janeiro de 2003 o mercado brasileiro presenciou o nascimento da primeira geração do Ford EcoSport. Desde então, o SUV se tornou um grande sucesso...

Em janeiro de 2003 o mercado brasileiro presenciou o nascimento da primeira geração do Ford EcoSport. Desde então, o SUV se tornou um grande sucesso da montadora, sendo por cerca de 12 anos o líder absoluto em seu segmento.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Com tanto tempo de mercado, o Ford já está em sua segunda geração, além de ter passado por três reestilizações até aqui – duas em sua primeira versão, e uma na plataforma atual.

Estreia

Fruto do projeto Amazon, o EcoSport apareceu pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de 2002. Feito sobre a plataforma do Fiesta, ele era uma aposta da marca para o segmento dos aventureiros. A moda tinha começado em 1999, quando a Fiat lançou a primeira versão da Palio Adventure, que nada mais era que uma Weekend com suspensão elevada, para-choques pretos e quebra-mato.

Porém, em vez de fazer isso em algum outro modelo, a Ford apostou em um projeto novo. Foi assim que nasceu o SUV compacto que abriu as portas para esse segmento no mercado. Inicialmente ele foi lançado em três versões: XL, XLS e XLT. Havia duas opções de motorização, a 1.0 Supercharger (95 cv) e a 1.6 ZeTec Rocam (98 cv).

LEIA MAIS: Boletim técnico: saiba como transportar crianças em veículos sem banco traseiro

Chevrolet Onix fecha mais um ano na ponta; veja os 25 carros mais vendidos em 2017

No ano seguinte surgia a opção 4×4 (4WD), sempre acompanhada pelo motor 2.0 Duratec de 143 cv. Em 2005, a edição especial FreeStyle foi lançada como série limitada. Porém, fez tanto sucesso que acabou se tornando versão de produção. Já a linha 2006 foi a primeira a receber motores bicombustíveis, que começavam a se popularizar. Nessa altura o 1.0 Supercharger já havia saído de linha.

Mudanças

O primeiro facelift do modelo foi em 2007. As principais novidades foram na dianteira, que ganhou novos faróis, grade e para-choque redesenhados. Na traseira a maior novidade era nas lanternas, que adotaram dois elementos circulares.

Por dentro o EcoSport também era atualizado. Principal alvo de reclamações dos proprietários, o painel ganhou novos instrumentos, para facilitar a leitura, além de novas saídas de ar. O isolamento acústico também recebia aprimoramentos para tentar diminuir os ruídos.

Esse visual durou até 2010, quando uma leve mudança foi realizada. A grade ganhava novo desenho, assim como o capô. Esse, por sua vez, passava a exibir o nome do carro. A inspiração da Ford foi nos modelos da Land Rover.

Nova geração

Em 2012 a nova geração foi apresentada oficialmente. Agora um projeto global, o SUV foi completamente refeito. Sua plataforma seguia sendo a do Fiesta, mas agora baseada na da então última geração do hatch.

Seu desenho ficou mais refinado e atualizado com a filosofia da Ford. O modelo também cresceu, ampliando o espaço interno. Os motores seguiam sendo os de 1,6L e de 2,0L.

Esse visual durou até 2017, quando estreou a nova dianteira do modelo. Depois de perder a liderança do segmento para o Honda HR-V, o EcoSport ganhou uma nova grade, faróis redesenhados e um novo interior.

VEJA TAMBÉM: Novo Ford EcoSport vai custar entre R$ 73.900 e R$ 93.990; confira todos os detalhes

Os propulsores também passaram por mudanças. O 1.5 três cilindros estreou no mercado brasileiro justamente no SUV. Com 137 cv, ele substituiu as versões 1.6. Já o 2.0 foi trocado pelo do Focus, que tem injeção direta de combustível. Sua potência é de 176 cv.

Outra mudança foi na transmissão. A automatizada de dupla embreagem Powershift foi tirada de linha. Em seu lugar, entrou uma automática convencional, mas também com seis marchas.

Relembre toda a evolução visual do EcoSport na galeria especial do Garagem360.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA