Ford convoca mais de 355 mil caminhonetes por falha de software em painel digital

A Ford convoca mais de 355 mil caminhonetes F-150 e Super Duty 2025 devido a um defeito de software que apaga os painéis digitais. Entenda o problema, a solução e a maré de recalls que a Ford enfrenta.

A Ford anunciou um novo recall que afeta mais de 355 mil caminhonetes F-150 2025 e F-250, F-350, F-450 e F-550 Super Duty 2025-2026. O motivo é um software defeituoso que pode fazer com que o painel de instrumentos digital não ligue, deixando os motoristas sem informações cruciais como a velocidade do veículo, nível de combustível e luzes de advertência.

Ford convoca mais de 355 mil caminhonetes por falha de software em painel digital

O problema, segundo a montadora, foi causado por um erro de software que foi introduzido na linha de produção entre 6 de junho de 2024 e 22 de julho de 2025. O defeito impede que o painel reinicie corretamente após o veículo ser desligado. Sem um painel analógico como backup, a falta de informações vitais viola regulamentações federais de segurança.

A falha afeta 278.376 unidades da F-150 e 77.280 modelos Super Duty. A Ford informou à NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) que já recebeu 95 reclamações de garantia relacionadas ao problema, mas não há relatos de acidentes ou ferimentos.

A boa notícia para os proprietários é que a Ford planeja resolver o problema com uma simples atualização de software via internet (OTA – Over-the-Air).

Ford convoca mais de 355 mil caminhonetes – Foto: Divulgação

A correção será gratuitaeliminando a necessidade de uma visita à concessionária. As cartas de notificação para os proprietários estão programadas para serem enviadas a partir de 2 de setembro. Aqueles que desejarem mais informações podem ligar para a Ford e informar o número de recall 25S88.

A crise de recalls da Ford

Este, no entanto, é apenas o mais recente de uma série de recalls que a Ford tem enfrentado. O ano de 2025 tem sido desafiador para a montadora, com um número recorde de convocações de veículos. Somente no primeiro semestre, a Ford realizou 89 recalls, superando o recorde anual de 77 da General Motors, estabelecido em 2014.

Recentemente, a Ford convocou mais de 103 mil caminhonetes F-150 de 2023-2025 devido a parafusos frágeis no eixo traseiro. Outros recalls notáveis incluem quase 300 mil veículos por problemas nos freios e cerca de 20 mil SUVs Lincoln Aviator por uma falha de software nos vidros elétricos.

Apesar da facilidade da correção por software, a frequência e a variedade dos recalls da Ford levantam preocupações sobre o controle de qualidade e a confiabilidade dos novos veículos da marca.

Você acha que a onda de recalls da Ford é um problema pontual ou um sinal de falhas mais profundas nos processos de produção? Deixe seu comentário!

Leia aqui: Deu ruim? Ford dispara no ranking de recalls e já soma 104 convocações em 2025

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA