Ford com problemas: SUVs híbridos plug-in com risco de incêndio sem solução definida

Ford emite novo recall de incêndio para os SUVs híbridos plug-in Escape e Corsair 2022-2024. Baterias de alta voltagem podem entrar em curto-circuito, e a Ford ainda busca uma solução. Entenda o risco.

A Ford e a Lincoln estão novamente sob os holofotes de segurança, enfrentando um problema grave e sem solução imediata em seus SUVs híbridos plug-in. Modelos Ford Escape PHEV e Lincoln Corsair PHEV dos anos 2022 a 2024 foram alvo de um novo recall (chamamento) devido a um risco de curto-circuito interno na bateria de alta voltagem, que pode resultar em perda de potência ou, no pior cenário, em incêndios.

 SUVs híbridos plug-in com risco de incêndio sem solução definida

Esta é a segunda vez que os mesmos veículos são recolhidos por questões relacionadas à bateria, e a má notícia para os proprietários é que a Ford ainda não identificou a causa raiz do problema e, portanto, não tem um reparo definitivo.

De acordo com o relatório enviado à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a Administração Nacional de Segurança Rodoviária, as células da bateria podem sofrer curtos-circuitos internos. Suspeita-se que o dano seja decorrente de uma “variabilidade no processo de produção do fornecedor da célula da bateria”, afetando a camada separadora entre o cátodo e o ânodo.

Ford Escape – Foto: Divulgação

Um recall anterior havia tentado mitigar o risco com uma atualização de software no Módulo de Controle de Energia da Bateria (BECM). O objetivo era que o software detectasse anomalias e interrompesse o carregamento, alertando o motorista sobre um possível curto. No entanto, a Ford descobriu que essa atualização não é totalmente eficaz para detectar a possibilidade de curto-circuito em todos os casos, o que motivou este novo chamamento.

Leia aqui: Ford diz adeus a dois SUVs que poderiam fazer sucesso no Brasil: Conheça o Escape e o Corsair

Orientações de Emergência para Proprietários

Enquanto a Ford busca uma solução de engenharia para o motor PHEV de 2.5 litros, os proprietários de dezenas de milhares de veículos afetados foram notificados e receberam instruções temporárias para minimizar o perigo:

  1. Limitar o Carregamento: Os clientes devem evitar o carregamento total da bateria através do sistema de infoentretenimento.

  2. Modo de Condução: Devem utilizar apenas o modo “Auto EV” ao dirigir.

Se um curto-circuito ocorrer durante a condução, o veículo desligará automaticamente e exibirá a mensagem vermelha “Pare com segurança agora” no painel.

A persistência do problema da bateria soma-se a desafios anteriores enfrentados pela Ford, que já recolheu alguns dos mesmos veículos devido a um risco de incêndio associado aos motores de combustão interna. O CEO Jim Farley reconheceu publicamente que os problemas de controle de qualidade da empresa levarão anos para serem totalmente resolvidos, em um ano marcado pelo número recorde de recalls da montadora.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.