Ford apresenta motor 1.5 de três cilindros; veja mais modelos com essa configuração
Na última semana, a Ford lançou seu novo motor de três cilindros no Brasil. Diferente de alguns blocos atuais, o novo modelo tem 1,5 litro.
Na última semana, a Ford lançou seu novo motor de três cilindros no Brasil. Diferente de alguns blocos atuais, o novo modelo tem 1,5 litro, enquanto que a maioria é de 1.0 e 1.2, no caso dos modelos da Peugeot e Citroën. Com 137 cv de potência e torque de 16,1 kgfm com etanol, o propulsor tem seis cavalos a mais que o 1.6 TiVCT de quatro cilindros com o combustível de origem vegetal.
O novo motor conta com muita tecnologia embarcada. Seu bloco é de alumínio e conta com coletor de escape integrado. A bomba de óleo é variável , a correia é imersa em óleo e o duplo comando de válvulas é independente. Isso permite que se atrase ou adiante a abertura delas de acordo com a necessidade da situação. Além disso, há bobinas de ignição individuais para cada cilindro.
A Ford ainda não confirmou em qual modelo o novo propulsor será utilizado. A tendência é que ele seja apresentado juntamente com o novo EcoSport, que passará por uma reestilização em breve no Brasil.
Motor da moda
Nos últimos anos, o mercado brasileiro foi inundado por motores de três cilindros. Mais eficientes, eles são na maioria das vezes mais potentes que os de quatro cilindros. Praticamente todas as montadoras que estão no País possuem ao menos um modelo com essa configuração. Para conferir alguns desses carros, veja a galeria especial do Garagem360.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.