Ford anuncia produção da Ford Ranger cabine simples na Argentina
A Ford investe pesado e anuncia a produção da Ranger Cabine Simples na Argentina para desbancar a Hilux. Conheça a estratégia e os detalhes da picape focada no trabalho.
A Ford está investindo pesado para reconquistar o segmento de picapes de trabalho na América do Sul. Com um movimento estratégico que acompanha a demanda do mercado, a montadora anunciou a produção da Ranger Cabine Simples em sua fábrica de Pacheco, na Argentina.
A iniciativa mira diretamente a liderança da Toyota Hilux, um ícone entre os veículos de frota e uso rural na região.

Ford anuncia produção da Ford Ranger cabine simples na Argentina
A decisão da Ford de produzir a Ranger Cabine Simples não é isolada. Ela faz parte de um investimento total de US$ 700 milhões (equivalente a cerca de R$ 3,97 bilhões na conversão atual) na fábrica argentina, representando um acréscimo de US$ 40 milhões em relação ao aporte inicial.
Esse valor adicional será direcionado tanto para a produção dos novos modelos quanto para o aumento da capacidade produtiva da planta.
Martín Galdeano, presidente da Ford Argentina e América do Sul, destacou o sucesso da atual Ranger e a importância dessa expansão:
“A resposta dos clientes superou nossas expectativas mais otimistas e nos impulsiona a dar um passo a mais para abastecer a demanda local e regional. Com este novo investimento não só elevamos a capacidade produtiva da Ranger a um recorde histórico, como também ampliamos a sua oferta com a versão cabine simples, muito esperada. É um orgulho ver como a Ranger continua alavancando o crescimento da Ford no segmento de picapes na América do Sul.”
A prioridade inicial é o mercado argentino, mas a Ford já sinaliza a exportação para outros países sul-americanos, incluindo o Brasil, onde a versão cabine simples da Hilux já tem seu espaço consolidado.

Robustez e versatilidade para o trabalho pesado
A nova Ranger Cabine Simples será baseada na versão de entrada XL, priorizando a funcionalidade e a resistência necessárias para o uso comercial. Seu visual será mais espartano, com predominância de plásticos pretos nos para-choques, retrovisores e maçanetas, além de rodas de aço.
Sob o capô, a picape manterá o eficiente motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
A grande vantagem dessa nova configuração é sua impressionante capacidade de carga: até 1.250 kg em uma caçamba com volume de 1.876 litros. Para comparação, as versões cabine dupla carregam 1.071 kg e oferecem 1.250 litros de volume.
Além da cabine simples, a Ford também disponibilizará a opção chassi-cabine, que oferece ainda mais versatilidade para adaptações e instalação de implementos, atendendo a nichos específicos do mercado de trabalho.
Recursos como tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, suspensão com amortecedores externos à longarina, sistema de freios redimensionado e capacidade de imersão de 800 mm reforçam a vocação da Ranger para enfrentar terrenos desafiadores.
Confronto direto no preço e no mercado
Atualmente, a Ford Ranger mais acessível no Brasil é a cabine dupla XL 2.0 4×4 Diesel MT, com preço inicial de R$ 264.200. A Toyota Hilux, por sua vez, oferece opções de Cabine Chassi e Cabine Simples, partindo de R$ 253.090 e R$ 261.990, respectivamente.
Embora a Ford ainda não tenha divulgado os preços ou a data exata de lançamento da Ranger Cabine Simples no Brasil, a expectativa é que ela chegue com valores competitivos para desafiar diretamente as versões de trabalho da Hilux.
A chegada da Ranger pode mudar o jogo no mercado de picapes de trabalho no Brasil? Compartilhe sua expectativa nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.