Fiat Uno: motivos para ter ou não ter o “clássico”

O Fiat Uno se tornou um dos carros mais clássicos e populares da história do Brasil. Ganhando potência a partir de 1990, o modelo se tornou confiável ao público brasileiro se tornando uma espécie de “pau pra toda obra”.  A partir de 2010, uma nova geração do Fiat Uno surgiu inspirado no panda italiano e foi chamado de “Novo Uno”, superando o antigo em conforto e segurança, mas talvez perdendo a confiabilidade dos consumidores.

O Garagem 360 te mostra onde o Novo Uno superou o clássico e te diz se ainda vale a pena investir em um dos carros mais icônicos do Brasil. Confira os motivos para ter ou não o Fiat Uno:

Modelos da Fiat são convocados para recall; saiba quais são!
Fiat Uno (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Motor do Fiat Uno

No caso do Fiat Uno de segunda geração, duas coisas relacionadas à mecânica são bastante identificadas por seus proprietários como defeitos. Um dos relatórios diz que abaixo de 2000 rotações ele simplesmente não tem o poder de mover o carro corretamente.

VEJA TAMBÉM

As subidas ruins com o modelo 1.0, exigindo o uso de reduções constantes para atender a potência mínima. A situação é completamente diferente em relação ao motor Firefly 1.0, que é percebido como uma vantagem a bordo do carro.

Consumo 

A segunda geração do Uno não é considerada um carro econômico por muitos proprietários. Relatórios de consumo com etanol entre 6 e 7 km/litro na cidade são fáceis de encontrar, assim como 8 km/litro de gasolina na mesma situação, indo contra a média de 11 km/litro de gasolina que é relatada. Os reclamantes dizem que para um motor 1.0, o Fire Evo “bebe” demais.

Parte Elétrica

Uma falha recorrente em vários modelos da Fiat é o alarme. Mesmo em carros de avaliação, ele dispara sem motivo e dá erro, indicando um arrombamento. Faróis de neblina que se apagam facilmente são outro ponto de reclamação, junto com o sistema de áudio mal instalado, dificuldade de acesso aos recursos e até mesmo não conseguir desligá-lo com o carro travado. 

Fiat Uno dá lugar a novos modelos 

Fiat Uno Mille (Foto: Divulgação/Fiat)

Por mais que o clássico seja sempre bem quisto em nossa memória afetiva, os relatos de problemas no veículo fazem o saudoso Uno ficar no passado. O surgimento de novos carros populares que já caíram no gosto dos motoristas também corroboram com a alternativa de novas opções no mercado, bem mais completas.

 

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar