Os modelos da linha BMW M já costumam representar o máximo de desempenho que um carro da marca pode alcançar. Porém, a fabricante geralmente reserva uma pimenta “extra” para as variantes CS. É o caso do novo BMW M3 CS 2024, que acaba de ser revelado e traz motor V8 de 550 cv de potência. Conheça o modelo a seguir.
Com 550 cv de potência, BMW M3 CS 2024 é lançado
Como manda a cartilha dos esportivos BMW M, a fórmula das edições CS é acrescentar potência e diminuir o peso dos modelos para alcançar outro patamar de desempenho. E foi exatamente isso que a marca fez com o novo BMW M3 CS 2024.
Em relação ao M3 Competition com tração integral, o novo M3 CS traz ajuste com 47 cv extras para o motor 3.0 biturbo, de 6 cilindros em linha. Ao todo, o novo modelo alcança 550 cv de potência a 6.250 rpm e mantém o mesmo nível de torque, de 66,3 kgfm entre 2.750 e 5.950 rpm. Em relação à geração anterior do M3 CS, o salto é de 90 cv nesta nova edição.
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Para alcançar o novo nível de potência, uma das mudanças promovidas pela marca no 3.0 6 cilindros foi o aumento na pressão máxima dos dois turbos, que passou de 1,7 bar para 2,1 bar. A marca também investiu em novas travessas de fixação do motor à carroceria, a fim de garantir maior rigidez estrutural.
O câmbio do novo BMW M3 CS 2024 é automático de 8 marchas e a tração, integral xDrive, com diferencial traseiro variável. Segundo dados de fábrica, o superesportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos – exato meio segundo mais rápido que o M3 Competition sem tração integral ou 0,1 mais ágil que a versão Competition xDrive.
Para alcançar os 200 km/h, bastam 11,1 segundos, enquanto a retomada de 80 a 120 km/h é feita em apenas 2,6 segundos (em quarta marcha). Com o pacote M Driver’s, que vem de série, o sedã tem velocidade máxima de 302 km/h.
Alívio de peso e visual exclusivo
Para chegar a este nível de desempenho, a marca investiu no uso de compósito de fibra de carbono em diferentes elementos do superesportivo. O material é utilizado no teto, capô, entradas de ar dianteiras, capas dos retrovisores, difusor e spoiler traseiro, que dão um toque exclusivo ao visual do superesportivo.
Outra novidade é a luz de rodagem diurna na cor amarela nos faróis, que têm a tecnologia Laserlight. Na cabine, o modelo traz o material mais leve no console, borboletas no volante e nos bancos do tipo concha. O modelo traz ainda revestimento em alcantara e volante com marcador central na cor vermelha.
O silenciador traseiro do M3 CS é feito em titânio, o que ajuda a aliviar 4 kg do peso do sedã. Segundo a BMW, todas as mudanças garantem 20 kg a menos para o CS na comparação com a série Competition xDrive.
O novo BMW M3 CS 2024 tem preço de US$ 119.695 nos Estados Unidos (o equivalente a cerca de R$ 610 mil na conversão direta, sem impostos). No Brasil, o M3 Competition – vendido apenas com tração traseira – parte de R$ 799.950.