Finalmente! Chevrolet afirma que futuro elétrico da marca no Brasil já tem data para acontecer; entenda!
A Chevrolet anunciou um plano ambicioso para eletrificar todo o seu portfólio no Brasil. Saiba como a parceria com a Hyundai pode mudar tudo!
A Chevrolet está prestes a iniciar uma revolução em sua linha de veículos no Brasil. A montadora traçou um plano ousado, com uma data limite para que todos os seus carros vendidos por aqui tenham alguma forma de eletrificação. Essa mudança promete transformar modelos que já são sucesso de vendas.
Essa é uma das maiores transformações da marca em décadas no país. A estratégia envolve parcerias inesperadas e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Chevrolet e o plano de eletrificação total
A Chevrolet tem uma meta clara e muito ambiciosa. Até 2030, 100% do seu portfólio no Brasil será composto por opções eletrificadas. A informação foi confirmada por Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, em uma entrevista ao portal Automotive Business.
Isso significa que, em poucos anos, todos os carros da marca terão alguma tecnologia de assistência elétrica. O plano é gradual. Segundo o executivo, a expectativa é que, no mínimo, 95% dos modelos já contem com essas novas tecnologias antes mesmo do prazo final. Portanto, a mudança será sentida pelos consumidores muito em breve.
Como a GM pretende alcançar essa meta tão rápido?
Para viabilizar um projeto dessa magnitude, a General Motors buscou uma parceria estratégica. Recentemente, a empresa firmou um acordo com a Hyundai para o compartilhamento de tecnologias e plataformas. Essa aliança é a peça-chave para acelerar a eletrificação no Brasil.
A colaboração permite que a GM utilize a base dos futuros Hyundai Creta e HB20. Essa é uma arquitetura moderna e flexível. Desse modo, ela pode ser usada tanto para carros com motor flex quanto para híbridos e elétricos. Essa estratégia reduz custos e tempo de desenvolvimento.
Com isso, a criação de novas gerações para o Onix, Onix Plus e Tracker se torna muito mais viável.
Quais carros podem surgir dessa nova aliança?
A princípio, a parceria entre as duas gigantes automotivas deve dar origem a pelo menos cinco novos veículos. As montadoras focam em segmentos de grande volume no mercado brasileiro. Os futuros lançamentos podem incluir:
- Hatches compactos (possíveis sucessores do Onix);
- SUVs compactos (uma nova geração do Tracker ou um modelo inédito);
- Picapes compactas;
- Picape média;
- Van elétrica.
Essa movimentação da Chevrolet mostra que o futuro é elétrico, mas com diferentes opções para o consumidor. A marca aposta em híbridos-leves, híbridos completos e também nos modelos 100% elétricos. Assim, a gigante americana se prepara para uma nova era, mais tecnológica e sustentável.
Comente abaixo: o que acha dessa mudança radical da Chevrolet? Acredita que os carros elétricos e híbridos vão dominar o mercado brasileiro?
Leia também: Segredo revelado: novo Toyota RAV4 já roda no Brasil com motor híbrido flex
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.