Fim dos valets? 1º estacionamento autônomo no mundo já é realidade

Em conjunto com a Bosch, a Mercedes-Benz obteve autorização para operar estacionamento autônomo no Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha.

A Mercedes-Benz e a Bosch alcançaram um marco importante no caminho para a condução totalmente autônoma: a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) aprovou o sistema de estacionamento autônomo para uso na garagem P6 no Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha.

Esse será o primeiro estacionamento sem motorista do mundo utilizando o nível 4 da escala dos níveis de autonomia de direção da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE 4, na sigla em inglês) oficialmente aprovado para uso comercial. 

Mercedes-Benz EQS estacionamento autônomo

Mercedes-Benz EQS é compatível com o sistema de estacionamento 100% autônomo (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Saiba como funciona o primeiro estacionamento autônomo no mundo

No Aeroporto de Stuttgart, o condutor poderá sair do veículo e enviá-lo para uma vaga de estacionamento pré-reservada apenas acessando um aplicativo de celular. Posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. Todo processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no pátio de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz. 

Os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras efetivas. 

Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento. Se os sensores de infraestrutura detectarem algum obstáculo, o veículo freia e para completamente em segurança. Somente quando a rota estiver livre, ele continua o seu caminho.

Projeto-piloto foi desenvolvido em 2019

Em 2019, a Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar um estacionamento automatizado usando veículos de desenvolvimento sem supervisão humana nas operações diárias no estacionamento do Museu Mercedes-Benz, também em Stuttgart. 

A nova aprovação permite a operação comercial com veículos particulares no estacionamento P6 do Aeroporto de Stuttgart. A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4 para veículos motorizados. 

Mercedes-Benz Classe S 2022 estacionamento autônomo

Novo Mercedes-Benz Classe S também pode operar sem motorista no estacionamento alemão (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

As empresas planejam implantar gradualmente o serviço totalmente automatizado no estacionamento APCOA P6 no Aeroporto de Stuttgart. A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Mercedes-Benz Classe S e Mercedes-AMG EQS, equipados com o serviço Intelligent Park Pilot integrado ao Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão use a função no estacionamento P6. 

Depois que o motorista usar o aplicativo Mercedes me connect para reservar uma vaga de estacionamento com antecedência, ele pode deixar o veículo em uma área de desembarque predeterminada. Após todos os passageiros saírem do veículo, o aplicativo inicia a manobra de estacionamento. 

O sistema de estacionamento autônomo verifica se a rota para a vaga reservada está livre e que todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Nesse caso, o condutor recebe uma notificação no aplicativo confirmando que a infraestrutura inteligente assumiu o controle do veículo e ele pode deixar o estacionamento. 

O veículo automaticamente encontra o seu próprio caminho para a vaga de estacionamento. Quando o condutor deseja retirar seu automóvel do estacionamento, ele pode acioná-lo por meio do mesmo aplicativo e o veículo segue para uma área de retirada predeterminada.

O que significa o SAE nível 4 de condução autônoma

No nível 4 de autonomia de direção da SAE, praticamente todas as atividades são realizadas pelo sistema autônomo do veículo, inclusive habilidades reativas em situações de risco, mesmo quando o motorista não é capaz de responder à solicitação para assumir o comando do automóvel. É com este nível de tecnologia que o futuro carro da Apple irá estrear em 2026.

O conjunto de sensores e câmeras é capaz de fornecer dados muito precisos e o sistema também conta com informações fornecidas pelos serviços de navegação para definição de rotas e de manobras de condução – o que exige um altíssimo nível de conectividade constante do veículo e comunicações do tipo V2V (veículo-veículo) e V2I (veículo-infraestrutura).

O próximo passo será o nível 5 de autonomia de direção da SAE, ainda em fase de desenvolvimento – prevê-se que esteja pronto em 2030. Esse último nível prescinde totalmente de um condutor humano, com absolutamente todos os controles e responsabilidades pela direção sendo assumidos pelo sistema autônomo do veículo. O motorista se torna mais um passageiro e pode dedicar todo o seu tempo dentro do carro para fazer outras atividades.

O Mercedes-Benz Drive Pilot

sistema de condução autônoma Mercedes Drive Pilot

Os sensores do Mercedes Drive Pilot (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A tecnologia Mercedes-Benz Drive Pilot permite que o motorista entregue a tarefa de condução ao sistema, sob certas condições, em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h.

Após ativado, o Drive Pilot controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa. O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração. O sistema também reage a situações de trânsito inesperadas de forma independente, por exemplo por meio de manobras evasivas dentro da pista ou por meio de manobras de frenagem.

O sistema de condução autônoma da Mercedes-Benz baseia-se na tecnologia de detecção do veículo incluída no Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais – principalmente radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, mas os sensores de ultrassom e umidade também fornecem dados valiosos.

O mesmo se aplica ao Intelligent Park Pilot, que permite habilitar a função de estacionamento autônomo nos modelos da Mercedes.

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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