Fim dos acidentes? Carros do futuro poderão ter dispositivo anti-embriaguez
No futuro, os carros serão mais tecnológicos, inclusive com sistema ‘’anti-embriaguez’’ em breve. Entenda!
Muito se fala sobre como deverão ser os carros do futuro. Fato é que esses veículos, sem sombra de dúvidas, serão mais tecnológicos, inclusive com sistema ‘’anti-embriaguez’’. Entenda!
Carros com dispositivo anti-embriaguez
O primeiro passo para adotar um sistema anti-embriaguez nos carros do futuro foi dado nos Estados Unidos, segundo o site internacional Car Coops.
Trata-se de uma medida para evitar a condução de motoristas embriagados ou sob o efeito de outras drogas através de uma nova tecnologia.
A novidade deve ser implementada pioneiramente na América do Norte com a cooperação de todas as montadoras com produção local.
Dessa forma, a nova tecnologia de monitoramento da saúde dos motoristas ainda está em fase de testes e precisa de mais aprimoramento pela NHTSA, o órgão de trânsito máximo nos Estados Unidos.
A expectativa é que, uma vez consolidada em território americano, a tecnologia seja expandida para outros mercados internacionais.
Testes
Atualmente, estão em curso testes de validação da nova tecnologia que levam em conta o hálito do motorista.
Além disso, como método mais avançado e inovador, a tecnologia visa obter o nível de álcool no sangue do condutor em tempo real.
O principal desafio para a afirmação do mecanismo é a confiabilidade que o novo sistema terá, já que promete resultados avançados sobre embriaguez no volante, o que pode render punições severas.
Do mesmo modo, antes de ser liberada para o mercado americano, o sistema de detecção de embriaguez precisa se confirmar como um sensor cirúrgico, já que uma vez defeituoso, a tecnologia poderia possibilitar motoristas bêbados a trafegar livremente.
Dessa forma, o sistema promissor precisa ainda avançar nos testes antes de ser liberado não só localmente como globalmente.
Seguros em acidentes por embriaguez
No Brasil, dirigir sob o efeito de álcool ou de qualquer substância psicoativa representa infração gravíssima com possibilidade de suspensão do direito de dirigir.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, caso o motorista seja flagrado sob o efeito de álcool, por exemplo, na Lei Seca, o mesmo poderá ser multado em R$ 2.934,70, além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.
Dessa forma, acidentes causados por embriaguez isentam as seguradoras de qualquer custo, deixando a responsabilidade integralmente sob o causador da incidência.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.