Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã

Fim do Honda Civic no Brasil: modelo, como sabemos, não será mais produzido por aqui. Enquanto isso, vamos relembrar a trajetória do sedã!

Como já abordado aqui no Garagem360, o Honda Civic, um dos sedãs mais conhecidos e de maior sucesso no Brasil não terá mais a sua produção na indústria nacional.

Atualmente, o Civic está em sua 10 ª geração, que será substituída em 2022, possivelmente, com um substituto  importado do México. Enquanto isso, vamos relembrar a trajetória do sedã!

Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã

Foto: Divulgação/Honda

Fim da produção do Honda Civic no Brasil: vamos relembrar a história e a trajetória do sedã

5 ª geração: 1992

Podemos considerar que a historia do Civic no Brasil começa na década de 1990, quando o então presidente, Fernando Collor, autorizou o retorno da importação de carros ao país. Assim, muitas marcar voltaram a investir no mercado brasileiro. E, na ocasião, a Honda inicia sua nova atuação no Brasil.

O Civic chega mais precisamente no Brasil em 1992. Nesse período, o sedã estava na 5 ª geração. O modelo apresentava linhas modernas para a época e requintadas. No caso, os traços também se destacavam por serem mais arredondados que os presentes da 4 ª geração do Civic.

fim do honda civic no Brasil relembre a trajetória

Civic 5 ª geração. (Foto: Reprodução / Autoesporte)

6 ª geração: 1997

Em 1997 temos o primeiro Honda Civic fabricado no Brasil. Tratou-se de um carro inovador para a época, pois tinha equipamentos bastante diferenciados. O conceito era as versões completas, por exemplo: LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT.

Na 6 ª geração o Civic já apresentava tecnologias de segurança: freios ABS e airbag duplo.

Honda Civic

Honda Civic em sua 6 ª geração. (Foto: Reprodução / App Combustíveis

Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã

7 ª geração: 2000 a 2005

No final de 2000, a 7 ª geração do Civic é lançada no Brasil, como modelo 2001. As versões eram: LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT.

Os destaques ficaram por conta de características inéditas para época: assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros, design moderno, mais espaço interno, porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente, etc.

Já em 2003, a Honda comemorava a produção de 100 mil modelos produzidos do Civic. E, em 2004 e 2005, o modelo passou por uma nova atualização em seu design.

Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã

7 ª geração Honda Civic 2005. (Foto: Reproducao / Civic Club

8 ª geração: 2006 a 2008

Indo para abril do ano de 2006, a Honda trouxe ao mercado brasileiro New Civic. O novo modelo marcou uma ruptura no segmento dos sedãs. Assim, se estabelece como uma nova referência em tecnologia e design.

A 8 ª geração Honda Civic (representada pelo New Civic) representou um avanço em relação aos demais sedãs da época. Isso porque o modelo se destacava pelo futurismo com linhas mais arrojadas. Além de um painel com informações inovadoras para a época e dois displays comandados pelo motorista

Em 2007, a Honda apresentou o modelo mais potente produzido em série no Brasil: o Civic Si. Esse sedã trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis velocidades e conjunto superesportivo para a ocasião.

O Civic Si, em seu interior, chamava a atenção também pelo painel com iluminação vermelha e shift light, além de bancos esportivos com costura vermelha.

Um ano depois, em 2008, a marca alcançou a marca importante de 300 mil unidades fabricadas no Brasil.

conheça toda a trajetória do Honda Civic no Brasil

Honda Civic 8 ª geração, 2006. (Foto: Reprodução / Jocar

Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã

9 ª geração: 2012 a 2015

Essa geração veio com mais inovações. No caso, em equipamentos, maior espaço interno e design inovador e totalmente novo e elegante.

Além disso, foi a introdução da central multimídia i-Mid de 5 polegadas – algo praticamente inédito em 2012.

Em 2014, “vida nova” ao Honda Civic. O modelo ganhou nova motorização de 2.0 i-VTEC FlexOne. Além disso, alcançou a marca de 500 mil carros produzidos no Brasil.

Em 2015, o sedã recebeu apenas alguns retoques visuais, mas ganhou o sistema FlexOne para toda a linha.

Civic 9 ª geração. (Foto: Divulgação / Honda)

10 ª geração: 2016 a 2019

No mês de agosto de 2016, o novo Civic Geração 10 marcou um dos projetos mais ousados da Honda. Foi a mais complexa renovação do modelo em toda sua história.

Com isso, a 10 ª geração do Honda Civic se torna um automóvel extremamente mais sofisticado para a época. Além disso, mais espaçoso, seguro e tecnológico.

A parte mecânica também foi destaque. O desempenho na aceleração e na frenagem, a potência linear e a eficiência energética eram de “arregalar os olhos”. Assim, foi o primeiro modelo da Honda a trazer para o Brasil a motorização turbo com transmissão CVT.

Honda Civic 10 ª geração: 2016 a 2019

2020/2021: atualização mais recente

Indo para 2020, 10 ª geração, temos a atualização mais recente do Honda Civic. A linha 2020 trouxe novidades em design, tecnologia e conforto. Dessa forma, um sedã ainda mais completo e diferenciado.

Além disso, surgiu a nova versão LX – com total segurança, qualidade e conforto da família Civic e considerado um dos modelos com melhor custo-benefício do Brasil, em seu segmento.

Civic 2021 (Foto: Reprodução / Uol)

2021: incertezas

Agora, uma nova geração do Honda Civic ainda está incerta no Brasil. Fora de produção no País, o modelo pode vir do México. Ou, então, contaremos com o “substituto” Honda City. Resta aguardarmos e acompanharmos aqui, no Garagem360!

 

Com informações da Honda e Autoo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA