Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã
Fim do Honda Civic no Brasil: modelo, como sabemos, não será mais produzido por aqui. Enquanto isso, vamos relembrar a trajetória do sedã!
Como já abordado aqui no Garagem360, o Honda Civic, um dos sedãs mais conhecidos e de maior sucesso no Brasil não terá mais a sua produção na indústria nacional.
Atualmente, o Civic está em sua 10 ª geração, que será substituída em 2022, possivelmente, com um substituto importado do México. Enquanto isso, vamos relembrar a trajetória do sedã!
Fim da produção do Honda Civic no Brasil: vamos relembrar a história e a trajetória do sedã
5 ª geração: 1992
Podemos considerar que a historia do Civic no Brasil começa na década de 1990, quando o então presidente, Fernando Collor, autorizou o retorno da importação de carros ao país. Assim, muitas marcar voltaram a investir no mercado brasileiro. E, na ocasião, a Honda inicia sua nova atuação no Brasil.
O Civic chega mais precisamente no Brasil em 1992. Nesse período, o sedã estava na 5 ª geração. O modelo apresentava linhas modernas para a época e requintadas. No caso, os traços também se destacavam por serem mais arredondados que os presentes da 4 ª geração do Civic.
6 ª geração: 1997
Em 1997 temos o primeiro Honda Civic fabricado no Brasil. Tratou-se de um carro inovador para a época, pois tinha equipamentos bastante diferenciados. O conceito era as versões completas, por exemplo: LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT.
Na 6 ª geração o Civic já apresentava tecnologias de segurança: freios ABS e airbag duplo.
Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã
7 ª geração: 2000 a 2005
No final de 2000, a 7 ª geração do Civic é lançada no Brasil, como modelo 2001. As versões eram: LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT.
Os destaques ficaram por conta de características inéditas para época: assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros, design moderno, mais espaço interno, porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente, etc.
Já em 2003, a Honda comemorava a produção de 100 mil modelos produzidos do Civic. E, em 2004 e 2005, o modelo passou por uma nova atualização em seu design.
8 ª geração: 2006 a 2008
Indo para abril do ano de 2006, a Honda trouxe ao mercado brasileiro New Civic. O novo modelo marcou uma ruptura no segmento dos sedãs. Assim, se estabelece como uma nova referência em tecnologia e design.
A 8 ª geração Honda Civic (representada pelo New Civic) representou um avanço em relação aos demais sedãs da época. Isso porque o modelo se destacava pelo futurismo com linhas mais arrojadas. Além de um painel com informações inovadoras para a época e dois displays comandados pelo motorista
Em 2007, a Honda apresentou o modelo mais potente produzido em série no Brasil: o Civic Si. Esse sedã trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis velocidades e conjunto superesportivo para a ocasião.
O Civic Si, em seu interior, chamava a atenção também pelo painel com iluminação vermelha e shift light, além de bancos esportivos com costura vermelha.
Um ano depois, em 2008, a marca alcançou a marca importante de 300 mil unidades fabricadas no Brasil.
Fim do Honda Civic no Brasil: relembre a trajetória do sedã
9 ª geração: 2012 a 2015
Essa geração veio com mais inovações. No caso, em equipamentos, maior espaço interno e design inovador e totalmente novo e elegante.
Além disso, foi a introdução da central multimídia i-Mid de 5 polegadas – algo praticamente inédito em 2012.
Em 2014, “vida nova” ao Honda Civic. O modelo ganhou nova motorização de 2.0 i-VTEC FlexOne. Além disso, alcançou a marca de 500 mil carros produzidos no Brasil.
Em 2015, o sedã recebeu apenas alguns retoques visuais, mas ganhou o sistema FlexOne para toda a linha.
10 ª geração: 2016 a 2019
No mês de agosto de 2016, o novo Civic Geração 10 marcou um dos projetos mais ousados da Honda. Foi a mais complexa renovação do modelo em toda sua história.
Com isso, a 10 ª geração do Honda Civic se torna um automóvel extremamente mais sofisticado para a época. Além disso, mais espaçoso, seguro e tecnológico.
A parte mecânica também foi destaque. O desempenho na aceleração e na frenagem, a potência linear e a eficiência energética eram de “arregalar os olhos”. Assim, foi o primeiro modelo da Honda a trazer para o Brasil a motorização turbo com transmissão CVT.
2020/2021: atualização mais recente
Indo para 2020, 10 ª geração, temos a atualização mais recente do Honda Civic. A linha 2020 trouxe novidades em design, tecnologia e conforto. Dessa forma, um sedã ainda mais completo e diferenciado.
Além disso, surgiu a nova versão LX – com total segurança, qualidade e conforto da família Civic e considerado um dos modelos com melhor custo-benefício do Brasil, em seu segmento.
2021: incertezas
Agora, uma nova geração do Honda Civic ainda está incerta no Brasil. Fora de produção no País, o modelo pode vir do México. Ou, então, contaremos com o “substituto” Honda City. Resta aguardarmos e acompanharmos aqui, no Garagem360!
Com informações da Honda e Autoo
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.