Fim de uma era: VW prepara “super-picape” híbrida para aposentar a Saveiro

CEO da Volks confirma ofensiva de picapes. Nova rival da Toro terá plataforma híbrida e suspensão de carga, decretando o fim da Saveiro

A Volkswagen bateu o martelo: é hora de retomar o trono dos utilitários no Brasil. Mas, para isso acontecer, um dos nomes mais tradicionais das nossas ruas terá que sair de cena: a veterana Saveiro, cujo projeto atual já soma 15 anos de estrada e sente o peso da idade.

Acompanhe o Garagem360 e entenda!

VW Saveiro vai sair de linha?

Pois é, a Volks está decidida a aposentar a queridinha Saveiro. A marca alemã confirmou o desenvolvimento de uma nova picape intermediária com uma missão ambiciosa: destronar a Fiat Toro. Não é apenas especulação. Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, foi direto ao ponto em entrevista recente. A marca não quer apenas mais um modelo, mas sim uma “ofensiva” completa.

Nova picape VW

VW prepara nova picape para substituir Saveiro. Foto: Divulgação

“Nós estamos anunciando uma grande ofensiva de picapes… e vai ocupar exatamente esse espaço… teremos picapes para todos”, afirmou o executivo.

Para bom entendedor, a mensagem é clara: a nova picape não será apenas um complemento. As versões de entrada desse novo projeto (mais moderno e seguro) devem ocupar a faixa de preço e a função que hoje pertence à Saveiro.

Como será a nova picape da Volkswagen?

Diferente da Saveiro, que é compacta, o novo projeto joga na liga das grandes. As informações de bastidores revelam um veículo muito superior tecnicamente. Veja alguns detalhes:

  • Plataforma MQB Hybrid: a picape nascerá pronta para a eletrificação. Será maior que T-Cross e Polo, com tecnologia de ponta.
  • Porte imponente: o entre-eixos deve ficar próximo aos 3 metros (similar ao da Toro), garantindo o espaço interno que a Saveiro nunca teve.
  • Testes na rua: as primeiras “mulas” (protótipos) já rodam disfarçadas de Tiguan, o que indica que o carro será largo e robusto.

Confira na sequência Banho de água fria: VW muda planos e nova picape fica sem data de estreia

O segredo está na suspensão

A Volkswagen sabe que, para substituir a Saveiro, não basta ter tela multimídia bonita; o carro precisa aguentar o trabalho pesado. Por isso, o detalhe técnico mais importante vazado até agora é a suspensão traseira.

Nova picape VW

Picape da VW inclusive já foi flagrada em testes. Foto: Reprodução / Instagram (@placaverde)

A tendência é que o modelo venha equipado com eixo rígido e feixe de molas. Ao contrário da suspensão independente (focada só em conforto), o feixe de molas é feito para carga pesada.

Isso confirma a tese: as versões básicas (“pé de boi”) dessa nova picape serão as sucessoras diretas da Saveiro para frotistas e trabalhadores, enquanto as versões de topo (híbridas e luxuosas) brigarão com a Fiat Toro e Chevrolet Montana.

A pergunta que fica é: Você acha que a VW está certa em matar a Saveiro ou o nome é forte demais para ser abandonado? Comente abaixo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.