Fim de uma era: VW prepara “super-picape” híbrida para aposentar a Saveiro
CEO da Volks confirma ofensiva de picapes. Nova rival da Toro terá plataforma híbrida e suspensão de carga, decretando o fim da Saveiro
A Volkswagen bateu o martelo: é hora de retomar o trono dos utilitários no Brasil. Mas, para isso acontecer, um dos nomes mais tradicionais das nossas ruas terá que sair de cena: a veterana Saveiro, cujo projeto atual já soma 15 anos de estrada e sente o peso da idade.
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VW Saveiro vai sair de linha?
Pois é, a Volks está decidida a aposentar a queridinha Saveiro. A marca alemã confirmou o desenvolvimento de uma nova picape intermediária com uma missão ambiciosa: destronar a Fiat Toro. Não é apenas especulação. Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, foi direto ao ponto em entrevista recente. A marca não quer apenas mais um modelo, mas sim uma “ofensiva” completa.
“Nós estamos anunciando uma grande ofensiva de picapes… e vai ocupar exatamente esse espaço… teremos picapes para todos”, afirmou o executivo.
Para bom entendedor, a mensagem é clara: a nova picape não será apenas um complemento. As versões de entrada desse novo projeto (mais moderno e seguro) devem ocupar a faixa de preço e a função que hoje pertence à Saveiro.
Como será a nova picape da Volkswagen?
Diferente da Saveiro, que é compacta, o novo projeto joga na liga das grandes. As informações de bastidores revelam um veículo muito superior tecnicamente. Veja alguns detalhes:
- Plataforma MQB Hybrid: a picape nascerá pronta para a eletrificação. Será maior que T-Cross e Polo, com tecnologia de ponta.
- Porte imponente: o entre-eixos deve ficar próximo aos 3 metros (similar ao da Toro), garantindo o espaço interno que a Saveiro nunca teve.
- Testes na rua: as primeiras “mulas” (protótipos) já rodam disfarçadas de Tiguan, o que indica que o carro será largo e robusto.
Confira na sequência Banho de água fria: VW muda planos e nova picape fica sem data de estreia
O segredo está na suspensão
A Volkswagen sabe que, para substituir a Saveiro, não basta ter tela multimídia bonita; o carro precisa aguentar o trabalho pesado. Por isso, o detalhe técnico mais importante vazado até agora é a suspensão traseira.
A tendência é que o modelo venha equipado com eixo rígido e feixe de molas. Ao contrário da suspensão independente (focada só em conforto), o feixe de molas é feito para carga pesada.
Isso confirma a tese: as versões básicas (“pé de boi”) dessa nova picape serão as sucessoras diretas da Saveiro para frotistas e trabalhadores, enquanto as versões de topo (híbridas e luxuosas) brigarão com a Fiat Toro e Chevrolet Montana.
A pergunta que fica é: Você acha que a VW está certa em matar a Saveiro ou o nome é forte demais para ser abandonado? Comente abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

